Tencent revela rival do ChatGPT na China em meio à proibição contínua de chips de IA dos EUA

Apesar das pesadas regulamentações governamentais e das lutas contínuas com o fornecimento de hardware, o modelo amplo de linguagem da Tencent foi lançado para uso comercial na China.

A corporação de tecnologia chinesa Tencent revelou seu sistema de inteligência artificial “Hunyuan”, um modelo amplo de linguagem (LLM) multimodal semelhante ao ChatGPT da OpenAI, na Cúpula Global do Ecossistema Digital em Shenzhen, em 7 de setembro.

Diga oi para Hunyuan! Nosso grande modelo de base, revelado na Cúpula Global do Ecossistema Digital. A plataforma está agora disponível para empresas na China, suportando uma série de funções, desde criação de imagens, redação, atendimento ao cliente e muito mais. https://t.co/ifLfc9yCVQ #AI pic.twitter.com/wWhRfzl3km

– Tencent Tencent (@TencentGlobal) 7 de setembro de 2023

Hunyuan marca a entrada da Tencent nos “modelos fundamentais”, assim chamados por seu desenvolvimento como uma estrutura na qual APIs de IA associadas podem ser executadas.

De acordo com um post no blog da Tencent, Hunyuan pretende funcionar como uma suíte abrangente de ferramentas de IA:

“O modelo fundamental da Tencent suporta uma ampla variedade de funções que abrangem a criação de imagens, redação, reconhecimento de texto e atendimento ao cliente, para citar algumas. Essas serão instrumentais em setores-chave como finanças, serviços públicos, mídias sociais, comércio eletrônico, transporte, jogos e muitos outros.”

O sistema de IA também foi integrado ao ecossistema de aplicativos e serviços da Tencent, com conectividade com Tencent Cloud, Tencent Marketing Solutions, Tencent Games, serviços financeiros da Tencent, Tencent Meeting, Tencent Docs, Weixin Search e QQ Browser.

O lançamento ocorre enquanto as relações entre os Estados Unidos e a China permanecem tensas, depois que a administração Biden aprovou uma proibição de exportação de determinados tipos de chips de computador, incluindo hardware comumente usado para desenvolver e treinar sistemas de IA, em outubro de 2022.

Segundo um relatório recente, as duas administrações continuam envolvidas em conversas diplomáticas, mas não avançaram na definição de um cronograma para o fim da proibição.

A Tencent, por sua vez, afirma que o lançamento do Hunyuan sinaliza seu “compromisso com a colaboração aberta no ecossistema, com empresas nacionais se beneficiando, em última análise, dos serviços de modelo de alta qualidade da empresa, enquanto empresas internacionais aproveitam a Tencent para acessar o mercado chinês.”

Atualmente, o ChatGPT não está disponível na China. Embora o Hunyuan não seja o primeiro LLM lançado no mercado chinês – como o Cointelegraph relatou, ele segue dezenas de outros modelos de empresas como Alibaba e Baidu -, pode ser o mais significativo.

A Tencent Holdings é a maior empresa de tecnologia da China. Seus produtos têm alcance nacional e, devido à ubiquidade do WeChat e de seus aplicativos associados, o Hunyuan tem o potencial de permear o mercado doméstico de maneiras que a OpenAI e a Microsoft podem não ser capazes de imitar com o ChatGPT no Ocidente.

Supostamente, o Hunyuan é semelhante em poder e capacidade ao GPT3 (modelo principal da OpenAI, por volta de 2022) em termos de números brutos, conforme relatado pela Tencent. Com 100 bilhões de parâmetros e 2 trilhões de tokens, o LLM ocupa seu lugar como um dos LLMs mais poderosos do mundo.

No entanto, vale ressaltar que a contagem de parâmetros e tokens não é necessariamente indicativa das capacidades de um sistema de IA multimodal. O Hunyuan tem a vantagem de ser treinado em um grande corpus de texto em chinês. Teoricamente, isso lhe daria uma vantagem sobre modelos treinados principalmente em textos não chineses quando se trata de operações no ambiente da língua chinesa.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...