Telefones Blockchain chamando o futuro das telecomunicações

O surgimento da tecnologia blockchain despertou o interesse de vários setores diferentes em toda a sociedade global. De finanças, política, economia, automotivo e tecnologia, blockchain está começando a criar raízes. Agora está sendo visto que as comunicações podem ser o setor mais recente a se beneficiar dessa revolução tecnológica.

Houve um relatório preditivo que saiu no dia 11 de julho da Marketwatch, sugerindo que a tecnologia blockchain contribuirá com até US $ 1 bilhão para o setor de telecomunicações nos próximos cinco anos.

Ao se aprofundar no crescimento que já está sendo visto pelo setor de telecomunicações graças ao blockchain – bem como o movimento em direção a coisas como telefones movidos a blockchain -, na verdade, é um número não surpreendente.

Se algo como a indústria automotiva já está experimentando e descobrindo novos casos de uso para a tecnologia blockchain – de blockchain DApps para a Porsche, cobalt ledgers para BMW e programas de recompensa de direção segura para a Mercedes – então deve-se esperar que os celulares logo sigam o exemplo.

Digite o telefone alimentado por blockchain

Os fabricantes de telefones estão constantemente na vanguarda da inovação e tecnologia. Isso fica evidente nos lançamentos anuais de iPhones maiores e melhores e de celulares Samsung – por exemplo, como esses dois gigantes do espaço sempre se olham uns para os outros.

Mas agora existem fabricantes de telefones que estão tentando deixar a batalha competitiva para trás e começar uma nova batalha baseada em blockchain, que verá empresas criando telefones que são propositadamente construídos para entusiastas da criptomoeda.

No entanto, não é apenas o hardware – ou seja, os telefones – que terão um toque de criptografia sobre eles, a maneira pela qual os negócios estão sendo conduzidos por esses novos líderes do setor de comunicações blockchain também será familiar.

Oferta de novembro do Sirin Labs

A Sirin Labs é uma desenvolvedora de smartphones baseada na Suíça que tem um projeto em andamento que verá um telefone baseado em blockchain chegar ao mercado em novembro deste ano. O financiamento para tal projeto veio de uma ICO.

Sirin conseguiu levantar US $ 157,8 milhões em sua OIC, com a maior parte – US $ 110 milhões – nas primeiras 24 horas. Isso mostra que há um grande interesse nesse projeto e o potencial que ele apresenta para os fabricantes de telefones.

Finney, como o telefone será conhecido, estará nas prateleiras com um preço de US $ 1.000.

O que torna este telefone blockchain diferente dos telefones comuns é que, embora seja Android, ele será executado no sistema operacional Sirin e incluirá uma carteira de cripto de armazenamento a frio, um serviço de conversão de tokens e uma loja DApp para aplicativos baseados em blockchain.

No entanto, o telefone só pode ser adquirido usando o token crypto da Sirin (baseado no token ERC-20), e 40% dos 573 milhões de tokens criados durante o recente ICO já foram vendidos.

HTC oferecendo a primeira opção de blockchain nativa

A Sirin não é a única empresa a abrir o caminho para um telefone baseado em blockchain. A HTC, conhecida empresa de eletrônicos de consumo de Taiwan, também está procurando lançar um telefone com blockchain.

HTC chama sua oferta de HTC Exodus, de acordo com Phil Chen, que é responsável por todas as iniciativas relacionadas a blockchain e cryptocurrency na HTC, incluindo Exodus.

“Estamos empolgados por apoiar os protocolos subjacentes, como Bitcoin, Lightning Networks, Ethereum, Dfinity e muito mais”, disse Chen sobre a integração de aplicativos blockchain com o hardware do telefone.

Como o telefone da Sirin Labs, o Exodus terá carteiras de criptomoedas universais, bem como um enclave de hardware seguro.

Huawei para entrar na cena também

Com a HTC construindo seu telefone, e a Sirin a poucos meses de lançá-lo, até mesmo a Huawei está dando seus primeiros passos em direção a um telefone baseado em blockchain.

Mais uma vez, olhando para construir um telefone que será capaz de suportar DApps, a Huawei está buscando a licença para o sistema operacional de código aberto Sirin OS. Este relatório vem de uma fonte não confirmada, mas não está fora do reino da imaginação quando se olha para a maneira como o espaço está construindo o momentum.

Não apenas telefones

Não são apenas as empresas de telefonia quem estão querendo entrar no blockchain, mas sim toda a indústria de telecomunicações. Enquanto a HTC e Sirin trabalham na entrega de seus celulares blockchain, o navegador da Web Opera lançou recentemente uma carteira de criptomoeda embutida.

Fonte da imagem: Opera YouTube

Mas mesmo antes do lançamento de um produto blockchain nativo, o navegador da web estava ciente do espaço blockchain e seus desafios e promessas quando incluiu o software anti-crypto jacking em janeiro.

A IBM, outro líder em tecnologia – bem como uma força emergente na tecnologia blockchain – também está começando a desenvolver o potencial de blockchain no espaço de telecomunicações.

Em janeiro, a IBM escreveu uma postagem no blog sobre como blockchain pode ajudar o negócio de telecomunicações, identificando sua capacidade de simplificar processos internos, construir serviços digitais baseados em blockchain e fornecer confiança, segurança e transparência em ecossistemas corporativos, incluindo o IoT:

“Blockchain é atualmente uma das tecnologias mais comentadas. Em todos os setores, as organizações estão explorando o impacto potencial do blockchain em seu espaço e como podem se beneficiar dessa tecnologia emergente. O setor de provedor de serviços de comunicações (CSP) não é exceção. ”

A IBM chegou a ponto de conduzir uma pesquisa com 174 executivos da indústria de telecomunicações e descobriu que 36% das organizações fornecedoras de serviços de comunicação já estão considerando ou ativamente engajadas com blockchains.

Outras descobertas da pesquisa, que mostram onde os executivos identificaram o potencial de blockchain em seus setores, demonstram uma forte afiliação com transparência, confiança e precisão.

IBM

Fonte da imagem: IBM

41% dos executivos acreditavam que o blockchain poderia suportar sua estratégia corporativa, garantindo controle de dados e precisão, enquanto 38% acreditavam que seria bom para aumentar a confiança na confiabilidade das transações.

Além disso, 34% identificaram seu potencial para melhorar a segurança contra fraudes e crimes cibernéticos, enquanto 28% disseram que isso reduziria o custo das transações e aumentaria a velocidade das transações.

A hora de entrar no mercado

Se o relatório MarketWatch estiver correto e a tecnologia blockchain em telecomunicações explodir de uma indústria de US $ 46,6 milhões em 2018 para uma valendo US $ 993,8 milhões até 2023, então parece que este é um bom ponto de partida para muitas empresas.

O espaço está mudando para telecomunicações. As preocupações de segurança estão aumentando – diz o relatório de 132 páginas – bem como o crescente apoio aos processos de OSS / BSS (sistemas de suporte às operações / sistemas de suporte aos negócios).

Há uma mudança clara no setor de telecomunicações que pode ser resolvida com essa tecnologia em expansão. Mas, como ainda é uma tecnologia jovem, há muitos problemas que precisam ser resolvidos. No entanto, estando na vanguarda dos telefones blockchain e implementando blockchains para ajudar com segurança nos bastidores, várias empresas podem se tornar líderes no espaço. como se move além dos gostos da Apple e Samsung.

Fonte: Cointelegraph

Você pode gostar...