Blockchain mudará principais padrões do sistema financeiro, diz banqueiro chinês
O presidente do Minsheng Bank prevê que a tecnologia blockchain transformará a economia chinesa na próxima década.
A transformação digital é uma prioridade nacional para a China e está sendo integrada a empresas, bancos e outros setores de serviços.
De acordo com um relatório de 4 de fevereiro do Economic Information Daily, o presidente do Minsheng Bank, Hong Qi, disse:
“Espera-se que a adoção total de tecnologias digitais, como a blockchain, acelere a transformação digital e atualize a agricultura, manufatura, finanças e outros serviços nos próximos 10 anos.”
O China Minsheng Bank é o primeiro banco comercial nacional, pertence principalmente a empresas não-governamentais. É famoso por conceder empréstimos a pequenas e médias empresas. É também um dos primeiros a adotar a tecnologia blockchain no setor bancário chinês. O banco já aplicou a tecnologia blockchain às duas principais áreas de finanças tradicionais – confisco e cartas de crédito.
Os banqueiros na China acreditam que a blockchain mudará os principais padrões do sistema financeiro. Também terá um impacto esmagador nos fundamentos do sistema bancário existente e nas relações entre os participantes.
Em dezembro, surgiram as notícias de que o Banco da China havia emitido 20 bilhões de yuans (US$ 2,8 bilhões) em títulos para pequenas e médias empresas usando a tecnologia blockchain.
Há alguns meses, o Cointelegraph informou que um novo sistema de identificação de cidade inteligente, baseado em blockchain, desenvolvido de forma independente, foi lançado em conjunto por três institutos baseados na cidade de Shijiazhuang, na província de Hebei, no norte da China. Mais de 10 milhões de faturas baseadas em blockchain foram emitidas com sucesso na capital tecnológica da China, Shenzhen.