Legislatura de Taiwan altera leis de AML e CFT para estabelecer novos requisitos de casas de câmbios de criptomoeda
A legislatura de Taiwan aprovou emendas a leis AML e contra o financiamento do terrorismo (CFT) existentes para impor novos requisitos às casas de câmbio cripto.
A legislatura de Taiwan aprovou emendas às leis existentes de combate à lavagem de dinheiro (AML) e contra o financiamento do terrorismo (CFT) para impor novos requisitos às casas de câmbio cripto. O desdobramento foi divulgado pela FocusTaiwan, o site de notícias em inglês da agência nacional de notícias de Taiwan, em 2 de novembro.
Sob as novas mudanças na Lei de Controle de Lavagem de Dinheiro de Taiwan e na Lei de Prevenção ao Financiamento do Terrorismo, o Legislativo Yuan – a legislatura unicameral da República da China Taiwan – deu à Comissão de Supervisão Financeira de Taiwan (FSC) autoridade para proibir transações anônimas de cripto.
O FSC agora pode exigir que as operadoras de câmbio solicitem que seus clientes se registrem usando nomes reais: se não conseguirem fazê-lo, os bancos podem bloquear transações anônimas e relatá-las ao vigilante caso considerem suspeitas.
O Ministério da Justiça de Taiwan (MoJ) disse que as mudanças alinham o país mais de perto com os padrões internacionais de AML e que a garantia de boas práticas de AML e CFT ajudará a promover uma cultura e mentalidade de conformidade entre empresas e instituições locais.
O ministério observou ainda que emendas anteriores à Lei de Controle de Lavagem de Dinheiro do país não “preveniram totalmente crimes financeiros relacionados”, e que a última ação do Yuan Legislativo deverá melhorar o desempenho de Taiwan em sua próxima avaliação pelo Grupo Ásia/Pacífico contra a Lavagem de Dinheiro (APG), que acontecerá entre os dias 5 e 16 de novembro.
No mês passado, a Força-Tarefa de Ação Financeira (FATF), uma organização internacional que desenvolve políticas e padrões de AML, implementou mudanças em seus padrões de AML e CFT para empresas envolvidas em atividades relacionadas a cripto, como casas de câmbio e provedores de serviços financeiros para Ofertas Iniciais de Moedas (ICOs).
Taiwan já havia anunciado planos para divulgar o projeto de liberação de Oferta Inicial de Moedas (ICO) até junho de 2019, com o presidente da FSC dizendo ao Legislativo Yuan em 22 de outubro que “quanto mais regulamos, mais esse novo comportamento econômico diminui”.