Taiwan estuda CBDC própria, sem previsão de lançamento
Taiwan confirmou planos de lançar uma moeda digital de banco central (CBDC), com um projeto piloto devendo sair em breve.
O presidente do banco central do país, Yang Chin-long, disse que, embora uma moeda digital centralizada esteja em desenvolvimento, um cronograma exato para seu lançamento público ainda não está definido.
- Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Testes para o CBDC
O banco central de Taiwan estuda os casos de uso de um CBDC de varejo e atacado há cerca de dois anos. De acordo com a Atlantic Council Research, o Banco de Taiwan (BoT) pretendia concluir os testes técnicos de seu protótipo até 1º de setembro deste ano.
Enquanto o país analisa o potencial futuro dos pagamentos digitais, o BoT encerrou seu estudo de viabilidade sobre a nova moeda digital em junho de 2020.
“Após esse estudo, o banco observou que o foco dos banqueiros que exploram CBDCs mudou de aplicativos de atacado para varejo em muitos países e que planeja abordar a pesquisa de CBDC em fases: começando com um CBDC de varejo e passando para um CBDC de atacado”. disse a Atlantic Council Research.
Enquanto isso, Yang acredita que o regulador bancário precisa superar alguns obstáculos antes de um lançamento mais amplo para pagamentos. Em primeiro lugar, é necessário estabelecer uma comunicação efetiva para ganhar o apoio do público em relação ao CBDC.
Em segundo lugar, é preciso refinar o design da plataforma e adotar tecnologias mais estáveis e maduras. E por último, colocando um arcabouço legal sólido e formulando normas legais, destacou Yang.
O presidente disse: “Isso levará muito tempo, pelo menos dois anos, e então teremos que avaliá-lo novamente”.
População quer dinheiro em vez de cartões
O chefe da agência reconheceu que a população taiwanesa está acostumada a usar dinheiro, apesar do desenvolvimento de cartões de crédito e débito. “Ainda temos que avançar. Afinal, a maioria dos jovens no futuro usará telefones celulares, então temos que pensar na próxima geração”, observou ele.
O líder do setor bancário também disse, de acordo com um relatório da Reuters, que o teste do cenário de pagamento de varejo foi concluído três meses antes do previsto.
“O experimento do CBDC de uso geral se concentra em cenários de varejo que estão próximos do cotidiano das pessoas”, acrescentou o governador.
Por que países menores se interessam mais por um CBDC?
Markus Brunnermeier, professor de Princeton e conselheiro do BIS e do Bundesbank, foi citado recentemente dizendo em um fórum do BCE que os países menores estão preocupados que a era digital acelere a “dolarização”.
Brunnermeier disse: “É por isso que eles estão na vanguarda da introdução de CBDCs para defender suas moedas das moedas estrangeiras que assumem o controle”.
Mas ele não espera que os EUA estejam na vanguarda do desenvolvimento de um CBDC. O professor de Princeton vê o dólar americano, o euro e o renminbi da China se tornando dominantes globalmente.
O presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, disse perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara do país que o Congresso buscará orientação da instituição sobre a implementação de uma moeda digital de banco central.
Powell disse: “Acho que é algo que realmente precisamos explorar como país. Nosso plano é trabalhar tanto no lado político quanto no lado tecnológico nos próximos anos e vir ao Congresso com uma recomendação em algum momento.”
O artigo Taiwan estuda CBDC própria, sem previsão de lançamento foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.