Presidente do Banco Nacional Suíço diz que Stablecoins pode prejudicar a política
O presidente do Banco Nacional Suíço, Thomas Jordan, diz que as stablecoins atreladas a moedas estrangeiras podem prejudicar a política monetária da Suíça
O presidente do Banco Nacional Suíço (SNB), Thomas Jordan, disse que as stablecoins atreladas a moedas estrangeiras podem prejudicar a política monetária da Suíça em algumas circunstâncias.
Uso limitado das criptomoedas como instrumentos de pagamento
Em 5 de setembro, Jordan falou na Universidade de Basileia, dizendo que está convencido de que as criptomoedas são de uso limitado como instrumentos de pagamento, reservas de valor e unidades de conta, pois estão sujeitas a grandes flutuações. Jordan continuou dizendo:
“Os tokens de criptografia são mais como instrumentos de investimento especulativo do que dinheiro ‘bom’ em termos de suas características. Os usuários normalmente descrevem o dinheiro como ‘bom’ se tiver um valor estável ao longo do tempo, for amplamente aceito e permitir pagamentos eficientes. Dado esses parâmetros, parece improvável que os tokens de criptografia sejam amplamente utilizados como dinheiro na Suíça. ”
Jordan expressou ainda suas preocupações em relação às stablecoins atreladas a moedas estrangeiras que se estabelecem na Suíça. Ele explicou:
“Se as stablecoins atreladas a moedas estrangeiras se estabelecerem na Suíça, a eficácia de nossa política monetária poderá ser prejudicada.”
O banqueiro central acrescentou que um stablecoin do franco suíço “não teria impacto imediato na eficácia de nossa política monetária”, mas também disse que conceder ao público em geral acesso a uma moeda digital emitida pelo banco central pode representar uma ameaça à estabilidade financeira, aumentando a probabilidade de uma corrida bancária.
Banco Nacional Suíço fica de olho na Libra do Facebook
Como o Cointelegraph relatou anteriormente , o banco central está em contato próximo com as autoridades relevantes sobre o projeto de criptomoeda Libra, baseado em Genebra, no Facebook. O vice-presidente do SNB, Fritz Zurbruegg, disse que ainda era difícil analisar o projeto Libra completamente, citando o caráter vago da documentação disponível.