Suposto Daniel Fraga retorna e fotos viralizam na comunidade Bitcoin do Brasil

Imagens de um homem chamado Bernard Fraga em um perfil do LinkedIn apontaram para um possível retorno de Daniel Fraga em 2024, o primeiro youtuber a mencionar o bitcoin no Brasil publicamente. O paradeiro do antigo youtuber, se confirmada a identidade, seria a Suíça.

Libertário e defensor do Bitcoin, Daniel Fraga sumiu em 2016 e nunca mais deu notícias para os seus milhares de seguidores. Muitos seguem tentando encontrar seu paradeiro em busca de informações, visto que Fraga sumiu após problemas com a justiça brasileira.

Apesar de a nova informação viralizar com fotos de um homem que parece ser Daniel Fraga, ainda não foi possível confirmar se era o youtuber brasileiro mesmo.

Quais índicos indicam um “retorno” de Daniel Fraga na internet em 2024?

Alvo frequente de imaginações populares, Daniel Fraga é o que se pode dizer de figura mística da internet brasileira. Assim, desde o seu desaparecimento público, muitas pessoas criam histórias e imaginam como ele vive a vida.

Isso porque, Daniel falou sobre o Bitcoin no Brasil quando poucas pessoas conheciam o tema. Além disso, ele comprou tudo que podia em bitcoin antes de sumir, ao ser alvo de um processo movido por uma então deputada, após o youtuber tecer críticas a ela. Ou seja, muitos imaginam que ele possa estar muito rico e vivendo sua vida tranquilamente em algum país fora do radar.

Agora em 2024, surgiu um perfil no LinkedIn da Suíça, de um desenvolvedor sênior de tecnologia, chamado Bernard Fraga. Ao ver a foto, a comunidade brasileira alega que questionou a ele se era Daniel Fraga, quando o “Bernard” resolveu excluir o seu perfil em menos de 24 horas.

Suposto Daniel Fraga retorna a internet e fotos viralizam na comunidade bitcoin e libertária em 2024
Suposto Daniel Fraga retorna a internet e fotos viralizam na comunidade bitcoin e libertária em 2024/Reprodução.

Antes de excluir a foto, contudo, alguém conseguiu vincular o perfil do suposto Daniel Fraga com fotos de uma KPMG AG na Suíça. As fotos foram carregadas no Google Maps por um usuário com o nome Fraga22, no ano de 2022.

Ainda que os rumores sejam fortes dentre a comunidade, não está totalmente claro se era a mesma pessoa procurada por brasileiros. De qualquer forma, em apuração do Livecoins, fica claro que não há nenhum perfil ativo no LinkedIn com o nome Bernard Fraga mais.

Daniel Fraga comendo maça
Daniel Fraga comendo maça no YouTube. Reprodução.

Era realmente Daniel Fraga?

Daniel Fraga era um youtuber com grande conhecimento não apenas em Bitcoin, mas também em tecnologia. Assim, ele trabalhou muito bem ao ocultar sua identidade e paradeiro na internet ao longo dos últimos anos, de forma similar a Satoshi Nakamoto, o inventor do Bitcoin.

Ou seja, se resolvesse retornar agora para a internet de forma pública, é possível que Daniel não utilizasse seu sobrenome Fraga, nem sua foto, pelo menos não sem filtros. Além disso, a foto do tal Bernard Fraga circula em grupos pela internet, mas a reportagem não conseguiu verificar sua origem. Como há facilidade em modificar fotos com a inteligência artificial, este pode ser um ponto contra o retorno de Daniel Fraga, pois uma foto nos dias de hoje não comprova muitas coisas.

De qualquer forma, apesar dos fortes indícios de um possível retorno de Daniel Fraga, não está claro se ele retornou, ou se era uma outra pessoas com aparência e sobrenome similar. Mesmo assim os fãs do youtuber gostaram de ver a novidade, passando a imaginar a vida de Fraga como um milionário do bitcoin na Suíça.

Como o suporto Fraga tirou fotos no país europeu em 2022, também nada indicaria que ele possivelmente continua lá ou trabalha para alguma empresa do país, sendo mais uma parte do rumor.

Se Daniel Fraga realmente voltou ou se foi uma piada de alguém ainda não está claro, mas a comunidade segue lembrando seus feitos e luta pró-bitcoin.

Fonte: Suposto Daniel Fraga retorna e fotos viralizam na comunidade Bitcoin do Brasil

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Você pode gostar...