Suposta lista com dados de clientes da Atlas Quantum são expostos na internet

Neste sábado (26), por volta de 18:00h uma suposta lista com dados de clientes da Startup de criptomoedas Atlas Quantum surgiu na internet expondo informações de mais de 264 mil clientes da empresa.

A lista foi postada no pastebin e expõe várias informações dos clientes como: quantidade de bitcoins na plataforma, nome completo do usuário, e-mail e número de telefone celular.

O arquivo foi postado no Pastebin contendo informações parciais com informações de aproximadamente 800 clientes e um outro arquivo foi postado no SendSpace contendo a suposta lista completa de mais de 264 mil clientes da empresa.

Imagem: PasteBin vazamento dados Atlas Quantum

A Atlas Quantum é uma plataforma de investimento automatizado em criptomoedas, a empresa oferece uma plataforma para armazenar bitcoins.

A empresa afirma que através de vários algoritmos analisa continuamente ofertas de compra e venda de Bitcoins em bolsas de negociação da moeda ao redor do mundo e quando localiza uma diferença nos preços da moeda digital, o sistema envia ordens para comprar o ativo onde ele está mais barato e vender onde está mais caro. (Arbitragem).

A lista vazada não expõe senhas de clientes nem informação de login dos usuários, portanto, quem teve acesso a lista não pode logar na plataforma e transferir bitcoins para outras carteiras.

Procuramos a empresa que nos informou que está investigando o vazamento de dados e que todos os fundos dos clientes estão seguros. A empresa pede paciência aos clientes até que a investigação esteja concluída.

Foi descoberto hoje à noite um vazamento de informações confidenciais de clientes. Estamos investigando para entender os detalhes do ocorrido. Reiteramos que todos os fundos estão 100% seguros. Pedimos paciência nesse momento. Trata-se de um vazamento ilegal e irresponsável. Estaremos a postos para responder todas as dúvidas da comunidade e estaremos em constante comunicação.

De acordo com a empresa, ainda não há uma informação oficial, não é possível saber se a lista foi obtida por um insider job ou por uma invasão. A empresa diz que está investigando para entender os detalhes do ocorrido e que em breve haverá um posicionamento.

A lista não expõe senhas mas não é possível saber se a pessoa que expôs a lista tem mais informações. Portanto, é importante que os usuários da plataforma fiquem atentos e alterem suas senhas e caso achem necessário, transfiram seus fundos para uma carteira segura.

A lista completa mostra que a soma total de Bitcoins em posse da empresa é de 4300 BTC, cerca de R$117 milhões de reais na cotação do Bitcoin Hoje.

Como se proteger?

Vale lembrar que no mundo das criptomoedas existe uma regra clara: Exchange não é carteira.

Quando há casos de dados vazados, sejam informações pessoais (RG, CPF, endereço, telefone etc), é preciso trocar senhas utilizadas e usar novas combinações que não sejam fácil de descobrir (como o ano de nascimento, por exemplo), além de ter senhas diferentes para cada site.

Caso o vazamento de dados pessoais seja confirmado, é importante que os usuários dobrem a atenção em relação a quaisquer e-mails ou mensagens que chegarem.


Em respeito a empresa e aos clientes que tiveram os dados vazados não vamos divulgar o link da lista.

O post Suposta lista com dados de clientes da Atlas Quantum são expostos na internet apareceu primeiro em Livecoins.

Você pode gostar...