Streamings piratas de futebol ao vivo ameaçam usuários com golpe de Bitcoin
Serviços de streaming piratas que transmitem partidas de futebol estão sendo usados para roubar dados de usuários, segundo a empresa de segurança Webroot.
Um relatório divulgado pela companhia aponta que 92% dos sites de streaming ilegal possuem algum tipo de malware, phishing ou outro tipo de conteúdo malicioso.
Segundo a Webroot, qualquer pessoa que usou estes serviços corre o risco de ter sido exposta a esses conteúdos. Um golpe sofisticado, criado para roubar dados bancários usando criptomoedas foi detectado em sites que transmitiram a Copa Carabao ou jogos de equipes europeias.
Segundo o pesquisador senior de ameaças da Webroot, Kevin Murray,
“O nível de sofisticação e os detalhes por trás do golpe envolvendo Bitcoin que nós encontramos é uma prova de que estamos lidando com uma operação criminosa bem pensada e com recursos. Estes sites são construídos com o propósito de enganar usuários e fazê-los clicar em algo perigoso – seja um golpe, um app falso ou exibindo conteúdo duvidoso”.
Outras ações encontradas foram mecanismos para controlar o navegador, manipulando resultados de buscas e habilitando notificações push com propagandas para mais conteúdo malicioso.
Para a Webroot, o crescimento deste tipo de golpe tem a ver com o aumento da procura por serviços ilegais, o que por sua vez ocorre devido aos custos crescentes dos usuários para ter acesso a todos os jogos, uma vez que diferentes partidas são exibidas por diferentes plataformas.
A empresa reforça que muitos dos golpes podem ser evitados como uso de VPNs e ferramentas antivírus, mas nenhum usuários jamais está 100% protegido. “Esses sites de streaming ilegais são um labirinto de golpes, malwares e conteúdo perigoso. Não há forma segura de usá-los sem se colocar em risco”, afirma Murray.
O artigo Streamings piratas de futebol ao vivo ameaçam usuários com golpe de Bitcoin foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.