STJ hackeado: processos bloqueados por ransomware em ataque de grandes proporções
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é alvo de um ataque hacker responsável por bloquear o acesso a todos os processos que tramitam na corte. Além disso, todos os e-mails internos estariam fora de acesso.
O ataque ocorreu na última quarta-feira (4), quando o STJ suspendeu todos os prazos processuais e adiou sessões virtuais marcadas para os próximos dias. Desde então, a equipe técnica do Tribunal vem tentando contornar o problema, que segue sem solução.
Nesta quinta-feira (5), o jornalista Diego Escosteguy revelou que os sistemas do STJ teriam sido alvo de um ataque de ransomware, cuja marca é a capacidade de criptografar os arquivos da máquina da vítima. A informação, que teria vindo de uma fonte interna, foi divulgada no blog O Bastidor.
Ainda segundo a publicação, o suposto hacker teria criptografado até mesmo os dados de backup, dificultando a restauração dos sistemas. Segundo o jornalista, “trata-se, seguramente, do mais grave ataque digital já cometido contra um órgão de estado do Brasil”.
Por ora, não está claro se os hackers teriam solicitado algum tipo de resgate. Ataques comuns de ransomware, vale lembrar, costumam envolver extorsão com pedido de pagamento em criptomoedas.
Ao O Globo, ministros do STJ afirmaram que a situação é “muito grave”.
Ministério da Saúde hackeado após STJ
Um dia após o ataque ao STJ, o Ministério da Saúde também foi hackeado. A pasta divulgou, nesta quarta, que seus sistemas haviam sido atingidos durante a madrugada. Como resultado, a rede do Ministério foi desativada, inviabilizando atividades remotas de servidores em meio à pandemia.
Segundo o site de IstoÉ, o órgão se limitou a dizer que seus sistemas apresentavam “inconsistência” e não deu detalhes do ataque. O que se sabe por enquanto é que o site do DataSus está inacessível e o Ministério está sem acesso à internet, telefone fixo e e-mails.
Entre as providências tomadas por enquanto estaria o logoff de computadores e aplicativos do Ministério da Saúde utilizado por funcionários. A ofensiva dos hackers ao Ministério não teria afetado o atendimento ao público. Dessa maneira, marcação de consultas no SUS e outros serviços externos permanecem funcionando.
Ainda não se sabe se o problema enfrentado pela pasta da saúde envolve a criptografia de arquivos. Além diso, não está claro se o incidente tem relação com o ataque ao STJ.
O artigo STJ hackeado: processos bloqueados por ransomware em ataque de grandes proporções foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.