Seguir a filosofia central da blockchain é o caminho para evitar seu abuso
O que a tecnologia blockchain tem em comum com a invenção da internet e sua adoção em massa?
Quando a internet era uma tecnologia incipiente, havia muita incerteza. Algumas pessoas pensaram que isso equivaleria a nada. Claramente, eles estavam errados. Hoje, a internet é uma enorme necessidade global.
A internet permitiu nossa conexão com o mundo, permite comprar o que queremos com um clique e nos deu acesso a todo o conteúdo que poderíamos desejar. No entanto, a internet também trouxe muitos desenvolvimentos menos desejáveis.
A internet permitiu que o governo e as grandes empresas nos vigiassem e nos explorassem com fins lucrativos. A Internet permitiu um novo modelo de negócios, que remove a humanidade dos seres humanos e nos vê como conjuntos de dados, usados para fins de rastreamento e publicidade.
Para todos os efeitos, a blockchain é uma tecnologia incipiente. E, assim como antes, há muita incerteza – mesmo de algumas pessoas realmente inteligentes. Ainda não sabemos se eles estão certos ou errados. A blockchain permite alguns casos de uso extremamente valiosos, mas existe o potencial de poder ser usada de forma nefasta. Só porque a tecnologia blockchain existe, não significa que ela irá criar valor imediatamente para os indivíduos. Isso não significa que ela criará tanto quanto a Internet, nem significa que ela prejudicará tanto quanto a Internet – depende de nós garantir a direção certa.
A blockchain não é privada, como muitos podem pensar – ela é transparente
Qualquer endereço anexado a você, pessoalmente, pode comprometer completamente sua privacidade financeira. Depois que um endereço é anexado à sua identidade, todas as transações dentro e fora desse endereço também são anexadas a você, e qualquer pessoa pode investigar mais para saber mais.
Leva apenas um pequeno passo em falso para revelar completamente sua história, suas preferências, seus saldos, tudo.
A blockchain é tão segura quanto nós – a responsabilidade recai sobre nós
A perda da sua chave privada torna seu dinheiro inacessível. E, infelizmente, depois que você perde sua chave privada, nenhuma empresa, banco ou qualquer outra entidade pode ajudá-lo. Você é responsável por impedir que você seja hackeado, enganado, descuidado, com o computador em chamas ou qualquer outra coisa que possa levar à perda de suas chaves privadas.
A blockchain é descentralizada, permanente e imutável – não há como voltar atrás
Qualquer transação que você fizer na blockchain é final. Se você envia uma transação para o endereço errado ou adiciona zeros demais, depois de enviar a transação, não é possível revertê-la. Não existe um centro de atendimento ao cliente do Bitcoin ou do Ethereum que possa ajudá-lo a congelar uma conta ou reverter uma transação.
A essa altura, você provavelmente está pensando: “Por que se preocupar em usar blockchain?” “Blockchain é inútil!” “Ela tem tantas falhas!”
Eu entendo de onde esse sentimento pode estar vindo, mas você vê, essa tecnologia pode fazer certas coisas melhor do que qualquer outra tecnologia – até a Internet.
É importante entender o que a blockchain é ótima em fazer, o que não é tão bom em fazer, como deve ser usada e como não deve ser usada. Precisamos definir expectativas realistas sobre o que queremos alcançar usando essa tecnologia e evitar ser vítima de nossas próprias expectativas e mal-entendidos. O que é necessário é o tipo certo de descentralização – descentralização que serve a um propósito real, não descentralizando apenas por uma questão de descentralização.
Vamos dar um passo atrás e examinar como a Internet se tornou tão prolífica quanto agora. A origem da internet remonta à década de 1960, com a Rede de Agência de Projetos de Pesquisa Avançada do Departamento de Defesa dos EUA, ou ARPANET, na tentativa de enviar uma mensagem simples de um computador para outro.
No entanto, não foi até 1991, quase três décadas depois, que a World Wide Web que conhecemos hoje surgiu. Com um princípio tão simples em seu núcleo, a Internet evoluiu para um ecossistema complexo e robusto, que nenhuma outra tecnologia poderia substituir.
Da mesma forma, no cerne da blockchain está outro princípio simples: a descentralização da confiança. O Bitcoin surgiu no momento em que estruturas centralizadas como bancos e governos estavam usando nosso dinheiro e dados de forma imprudente, para seus próprios ganhos. A confiança que temos dado às autoridades centralizadas, com pouco a mostrar, agora pode ser distribuída entre eu e você e bilhões de outras pessoas. Fomos presenteados com uma poderosa peça de tecnologia. Uma tecnologia que envolve e capacita pessoas individuais.
A transparência que o blockchain oferece pode nos tornar vulneráveis. A descentralização que não responsabiliza uma única entidade pela perda e a imutabilidade que não pode reverter as transações, tudo parece uma fraqueza flagrante da blockchain – mas, pelo contrário, é sua maior força.
Transparência é a chave para confiar. Sem isso, nossa confiança pode ser facilmente traída. De fato, nossa confiança está sendo traída. Sem um único ponto de ataque, a natureza descentralizada da blockchain oferece mais segurança, não pode ser interrompida por entidades governamentais e é resistente à censura. A imutabilidade da blockchain oferece integridade e garantia, e é resistente a violações externas.
Infelizmente, a “blockchain” costuma ser lançada como um chavão. Os mesmos órgãos centrais que exploram nossa confiança estão começando a usar a blockchain como disfarce para seu próprio benefício, deixando para trás as filosofias principais da blockchain.
Veja a China, por exemplo: o país está abraçando de todo o coração a blockchain e até anunciando abertamente os planos de uma moeda digital operada pelo estado. O uso da blockchain na China tem um propósito desonesto. A transparência que a blockchain oferece, agora está sendo usada para vigilância e controle absoluto sobre seu povo. Este não será o mesmo tipo de blockchain que conhecemos e confiamos hoje.
Análoga à internet – que pode ser usada de várias maneiras, variando de boa a ruim ou má – a blockchain também pode ser usada de várias maneiras. Pode ser usada para vigilância e controle sobre as pessoas, ou para controlar aqueles que vigiam e exercem o poder.
A blockchain poderia permitir que o governo e as grandes empresas perpetuassem seu controle sobre nós.
A blockchain também pode permitir governança justa e inclusão da humanidade, fazendo nossas vozes ouvidas, relevantes e importantes.
A blockchain é poderosa se for construída por nós, pelo povo, com sua filosofia de descentralizar a confiança, para que possamos capacitar o povo.
Com grandes poderes vem grandes responsabilidades. Agora, somos nós que ditamos o destino de onde a blockchain nos levará. Somos nós que exercemos a confiança que nos foi conferida. Cabe a nós definir nossas metas e expectativas sobre o que estamos tentando alcançar com a blockchain. A descentralização depende de nós, do povo.
A transparência é um presente ativado pela tecnologia blockchain e dado às pessoas. Devemos usar esse presente para responsabilizar por suas ações os que estão no poder . E somos nós que devemos acompanhar e garantir que esse presente seja usado com suas filosofias internas intactas.
O sucesso de uma blockchain não deve ser medido pela quantidade de capitalização de mercado que possui ou pelo número de pessoas que estão usando. Lembre-se, ainda está em sua infância, muito nova. Em vez disso, devemos medir seu sucesso com base no fato de ser usado para o que foi feito. Se um dia a blockchain crescer e se tornar tão grande quanto a internet, mas as pessoas tiverem menos poder do que agora, essa tecnologia não terá êxito, terá falhado.
As visões, pensamentos e opiniões expressas aqui são apenas do autor e não refletem nem representam necessariamente as visões e opiniões do Cointelegraph.
Taylor Monahan é a fundadora e CEO do MyCrypto, uma das principais interfaces de blockchain. Anteriormente, ela fundou o MyEtherWallet. Ela adora a aventura iterativa e veloz que abrange o espaço da blockchain e aguarda ansiosamente por um futuro descentralizado, com produtos fáceis de usar. Desde que começou,Taylor expandiu o alcance e o conjunto de recursos do MyCrypto, construiu uma equipe de pessoas talentosas e empáticas, e ela aceita novos desafios a cada dia.