Stephen Curry compra NFT de R$1 milhão e token de LeBron quebra recorde

Estrela da NBA e um dos atletas mais famosos – e mais bem pagos – do mundo, Stephen Curry é mais uma celebridade a entrar no mundo dos criptoativos através dos tokens não-fungíveis. Mas, ao contrário de outros famosos que lançaram seus próprios NFTs, Curry entrou neste universo pelo outro lado, como comprador.

O jogador de basquete comprou, por 55 ether, equivalente a 180 mil dólares ou quase 1 milhão de reais, um NFT da plataforma Bored Ape Yatch Club, uma coleção de 10.000 desenhos da macacos transformados em tokens que circulam na rede Ethereum – é um projeto semelhante aos CryptoPunks, coleção da qual a Visa comprou seu primeiro NFT na semana passada, por cerca de 805 mil reais.

O Bored Apes, assim como os CryptoPunks, são uma coleção de desenhos parecidos, com uma mesma temática, em que características como cores, acessórios e outros detalhes fazem com que cada um deles seja mais, ou menos, raro – e, consequentemente, tenha maior ou menor valor financeiro.

O NFT adquirido por Curry, o Ape 7990, que já se transformou em sua foto de perfil no Twitter (imagem acima), é bastante raro. O terno de lã usado pelo macaco no desenho só está presente em 1% dos NFTs da coleção, enquanto os olhos de zumbi em apenas 3% e o pelo azul em 5% – a expressão entediada, que dá nome à série de desenhos, é característica comum a 23% deles.

A Bored Ape Yatch Club é uma das coleções mais famosas do mercado de NFTs, tendo movimentado, em toda sua histórica, quase 400 milhões de dólares em negociações – 151 milhões apenas nos últimos sete dias, segundo o NFT Stats. Os “Apes” foram vendidos, em média, ao preço de 25 ether, ou quase 80.000 dólares, mas vários já foram negociados por cifras milionárias, como o Ape 8135, vendido no último domingo a 1,62 milhão de dólares.

O mercado de NFTs explodiu nos últimos meses, com diversas plataformas movimentando bilhões de dólares em negociações. Apenas a OpenSea, principal plataforma de negociação de artes digitais tokenizadas em blockchain, foram 2 bilhões de dólares apenas em agosto.

 

Apesar de artes digitais como as coleções CryptoPunks e Bored Apes, ou desenhos de artistas como Beeple, serem responsáveis por grande parte dos valores movimentados pelo setor, os NFTs também são utilizados em outras frentes, como jogos em blockchain – setor atualmente liderado pelo game Axie Infinity – e colecionáveis esportivos, como as plataformas Sorare, de futebol, e NBA Top Shot, de basquete.

O NBA Top Shot, inclusive, também quebrou um recorde neste fim de semana, quando viu a maior negociação de sua história – e não foi com um NFT de Stephen Curry. Vendido por 230 mil dólares, ou mais de 1,15 milhão de reais, um card digital de uma jogada de LeBron James se tornou o mais caro da história da plataforma.

Os cards – que na plataforma são chamados de “moments” – de LeBron ocupam as quatro primeiras posições do ranking dos mais caros de todos os tempos. O líder, vendido no final da última semana, traz uma jogada da decisão da temporada 2020, da qual ele, no Los Angeles Lakers, acabou campeão. O “moment” vendido tem tiragem de apenas 79 unidades, e a vendida pelo valor recorde é a de número 23 – o mesmo da sua camisa.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube

Você pode gostar...