Stellar e Ripple: a estranha correlação que parece ter sido quebrada
Tendo o mesmo fundador e conceitos parecidos, ambos os projetos sempre estiveram inversamente correlacionados, até agora.
Nos últimos dias devido ao rali iniciado pelo Bitcoin e pelo Ether, todo o ecossistema de criptoativos viu disparar diversos tokens que se valorizaram mais que suas últimas altas, sugerindo o que os entusiastas chamam de Altseason.
Entre os tokens que se destacaram estão Ripple (XRP) e Stellar (XLM), dois projetos que possuem algo em comum: o seu fundador, Jed McCaleb.
Há uma estranha correlação entre ambos os tokens, quando um sobe, o outro desce e essa correlação já foi observada diversas vezes.
Fonte: Tradingview
A proximidade diminuiu substancialmente depois que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) processou a Ripple por supostamente vender títulos mobiliários, como enxerga a SEC sobre a natureza jurídica do token XRP. Os investidores abandonaram o XRP em dezembro de 2020, o que também arrastou o XLM para baixo. Em 23 de dezembro do ano passado, o XLM/USD estava sendo negociado a US$ 0,11.
A dupla também caiu em meio a temores de que a SEC também visasse a Stellar e seus fundadores. Mais tarde, muitos especialistas argumentaram que o XLM e o XRP são completamente diferentes, razão pela qual o Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS) aprovou o pedido da Paxos Trust Company para usá-lo para negociação de balcão em 2017.
O XLM está sempre muito relacionado ao XRP, o que explica o enorme despejo nas últimas semanas, como salientou o analista Daan Crypto no Twitter.
Fonte: DaanCrypto
Essa correlação já fora estudada nos últimos anos e objeto de discussão no Reddit.
Fonte: Reddit
Contudo, essa correlação parece estar perdendo força devido às últimas notícias, em relação às questões legais envolvendo a Ripple, como citado acima e pelo fato de o XLM está ganhando mercado. Após o anúncio de que o banco central ucraniano está estudando lançar sua CDBC baseada na infraestrutura da Stellar.
E o efeito sobre o preço do XLM foi imediato, como podemos ver no gráfico abaixo. O XLM aumentou 30% após o anúncio feito pelo governo ucraniano.
Fonte: DaanCrypto
Fim da correlação e a origem em comum dos dois projetos
A razão da correlação é bastante simples. Ambos foram fundados por Jed McCaleb, fundador da MT.Gox (a primeira exchange mundial) e um dos fundadores da Ripple. As tecnologias são semelhantes, focando apenas em 2 segmentos de mercado diferentes. O XRP está concentrado em bancos, enquanto o XLM está se concentrando em instituições financeiras, empresas, organizações – pequenas e grandes.
Parece que Ripple quer competir com Visa e Swift, tem alguns pilotos de sucesso, pelo menos alguns bancos usando-o em produções, como é o caso do banco Santander. O XLM, no entanto, neste momento está concentrado no provimento de infraestrutura para empresas de logísticas e remessas internacionais, por exemplo, como é o caso de projetos da IBM e da Maersk.
Jed McCaleb recentemente vendeu US$ 400 milhões em XRP, segunda dados levantados pela Whale-alert, o que pode ter causado a derrocada de preço do token esses dias, além de levantar suspeitas sobre idoneidade de um dos seus fundadores. Se o mercado de criptoativos fosse regulado como é o mercado financeiro tradicional, McCaleb talvez estivesse sendo interpelado pelos órgãos de controle financeiro.
Quanto a correlação entre os ativos, segundo dados extraídos da Coinmetrics, essa correlação diminuiu significativamente nos últimos tempos.
Fonte: Coinmetrics
O que diz o gráfico acima: a linha vermelha representa a correlação entre XRP/XLM. Essa correlação atualmente está abaixo de 0.6% o que significa que a correlação é baixa. Quanto mais perto de 1%, mas correlacionado os ativos estariam. Em 22 de novembro a correlação estava perto de 1%.
Leia mais: