Empresa chinesa de IA patrocinada pelo Estado lança bot para ‘ultrapassar’ o ChatGPT
A empresa de tecnologia chinesa iFlytek recentemente fez sucesso com o lançamento de seu “Spark Model”, um sistema de IA que, segundo ela, superará o ChatGPT até o final do ano.
Uma empresa chinesa de inteligência artificial (IA) subsidiada pelo estado anunciou recentemente o lançamento do “Spark Model”, um sistema de IA projetado para competir diretamente com o ChatGPT da OpenAI.
O lançamento pela empresa, iFlytek, ocorreu em um evento de tecnologia em Hefei chamado “Spark Desk” e apresentou uma demonstração completa das capacidades do novo sistema.
A principal empresa de inteligência artificial (IA) e de fala inteligente da #China, a iFLYTEK, lançou seu modelo de linguagem gerativa no sábado. A empresa disse que continuará atualizando-o para uma versão superior ao rival ChatGPT até outubro. pic.twitter.com/zjSrPbAXKy
— Beijing Daily (@DailyBeijing) 8 de maio de 2023
Conforme uma tradução fornecida pelo Bing, o fundador e presidente da iFlytek, Liu Qingfeng, disse aos participantes do evento que o Spark Model – também referido como o “grande modelo cognitivo” – representava a “aurora da inteligência artificial geral”.
Embora não haja consenso científico sobre se a inteligência artificial geral (ou AGI) é possível usando as técnicas atuais de aprendizado de máquina, o magnata da tecnologia bilionário ofereceu uma comparação com o ChatGPT e uma linha do tempo para atualizações:
“Este ano, continuaremos a atualizar o grande modelo e, em 10 de outubro, superaremos o ChatGPT no idioma chinês e atingiremos o mesmo nível que ele em inglês.”
Os detalhes sobre a tecnologia subjacente que alimenta o Spark Model são escassos no momento da publicação deste artigo, mas Qingfeng descreveu as capacidades da IA como “muito à frente do sistema existente que pode ser medido na China”.
As comparações diretas entre o ChatGPT e modelos semelhantes podem ser difíceis de fazer sem uma comparação lado a lado. Não só a OpenAI mantém os detalhes do treinamento e outras informações proprietárias em sigilo, mas o ChatGPT também é proibido na China – um fato que limita a capacidade da OpenAI de treinar seus modelos em idiomas e cultura chineses.
A proibição atual do ChatGPT na China foi descrita como potencialmente sufocante, especialmente quando comparada com Hong Kong – uma cidade designada como uma região administrativa especial da República Popular da China – onde não há proibição em toda a população sobre o uso de tecnologias como o ChatGPT e a criptomoeda.
Em Hong Kong e em todo o Ocidente, o ChatGPT se tornou cada vez mais popular entre os usuários e empresas de criptomoedas por sua capacidade de gerar código e como uma tecnologia subjacente para o desenvolvimento de bots de negociação avançados e análise de portfólio.
Se as atualizações propostas para o Spark Model conseguirem dar à iFlytek uma vantagem sobre a OpenAI e o ChatGPT, isso representaria não apenas um momento monumental na tecnologia (o ChatGPT é amplamente considerado um dos sistemas de IA gerativa mais poderosos de hoje), mas também terá feito isso em um período de tempo relativamente curto.
De acordo com Qingfeng, o braço de pesquisa da empresa começou a trabalhar no Spark Model há apenas seis meses, em 22 de dezembro de 2022. Para efeito de comparação, a OpenAI começou a desenvolver o precursor de seus produtos GPT em 2015. O ChatGPT não foi lançado até 30 de novembro de 2022.
VEJA MAIS: