Moedas digitais apoiadas pelo estado podem ameaçar sistemas financeiros, segundo Relatório

Embora os CBDCs possam ajudar os bancos centrais a enfrentar o declínio nos pagamentos em dinheiro, alguns fatores de risco permanecem.

As moedas digitais do banco central, ou CBDCs, podem representar uma ameaça aos sistemas financeiros se os riscos relacionados não forem bem administrados, alertou a Fitch Ratings, entre as Três Grandes agências de crédito.

A Fitch Ratings divulgou um relatório na segunda-feira intitulado “Moedas Digitais do Banco Central: Oportunidades, Risco e Disrupção”, que discutiu as principais compensações entre riscos e benefícios associados aos CBDCs.

A Fitch Ratings afirmou que os principais benefícios de um CBDC de varejo residem em sua capacidade potencial de expandir os pagamentos sem dinheiro apoiados pelo governo em um esforço para acompanhar a digitalização mais ampla da sociedade. As maiores razões para explorar um CBDC para bancos centrais e alguns mercados emergentes são a oportunidade de bancar os sem-banco, bem como reduzir o custo e a velocidade dos pagamentos.

A Fitch Ratings também observou que alguns proponentes da CBDC defendem as moedas digitais apoiadas pelo estado como uma forma de enfrentar os desafios do uso cada vez menor de dinheiro com o setor privado envolvido de forma interativa em pagamentos digitais. “O uso generalizado de CBDCs pode corroer o controle desses provedores sobre os dados relacionados a pagamentos e melhorar a capacidade dos bancos centrais de rastrear dados de transações financeiras, ajudando na prevenção de crimes financeiros”, escreveu a agência de crédito.

No entanto, as pessoas podem ser dissuadidas de usar CBDCs se oferecerem menos privacidade do que dinheiro ou limitarem severamente os valores armazenados em carteiras eletrônicas, observou a Fitch Ratings.

A empresa alertou que a adoção generalizada de CBDCs pode ser prejudicial para os sistemas financeiros se as autoridades não administrarem riscos como a desintermediação financeira causada pelo potencial para os fundos se moverem rapidamente para contas CBDC a partir de depósitos bancários. A Fitch Ratings também apontou o aumento dos riscos de segurança cibernética à medida que “mais pontos de contato são criados entre o banco central e a economia”.

Mais governos em todo o mundo estão explorando ativamente os CBDCs, incluindo países como Geórgia e Cazaquistão. Nesse ínterim, países como as Bahamas têm se preparado para um impulso nacional do CBDC neste verão. No início de maio, a Digital Dollar Foundation dos Estados Unidos finalmente anunciou seus primeiros pilotos

LEIA MAIS

Você pode gostar...