Startup lança ETN de Bitcoin nas bolsas de Frankfurt e Luxemburgo

Uma startup alemã tem o objetivo de listar um ETN de Bitcoin nas bolsas de Frankfurt e Luxemburgo até dezembro.

Uma startup alemã está tentando listar um derivativo de Bitcoin (BTC) nas bolsas de valores de Frankfurt e Luxemburgo.

De acordo com o jornal alemão Handelsblatt, em 29 de outubro, a startup Iconic entrou com um prospecto para negociação regulada de um ETN de Bitcoin, que poderia estar disponível a partir do início de dezembro de 2019.

A Iconic disse que emitirá um ETN que oferecerá aos investidores exposição à principal criptomoeda em um mercado regulamentado. O ETN também receberá seu próprio International Securities Identification Number (Número Internacional de Identificação de Valores Mobiliários).

Handelsblatt afirma que, enquanto a Iconic estiver sediada em Frankfurt, o ETN será regulamentado pelo órgão fiscalizador financeiro do Luxemburgo, a Autoridade de Supervisão Financeira do Luxemburgo.

A startup investirá diretamente os fundos arrecadados em Bitcoin, que será comprado pela Coinbase, exchange de criptomoedas dos Estados Unidos. Embora a Coinbase esteja sediada nos EUA, ela se expandiu rapidamente para outras jurisdições, incluindo a Europa, no último ano.

ETNs são vistos como uma porta de entrada para ETFs de criptomoeda

Alguns ETNs são considerados como uma versão “flexível” de outro produto financeiro, o ETF. Enquanto um ETF é um título que rastreia um índice de fundos, uma mercadoria ou uma cesta de ativos, os ETNs são apoiados por seus emissores.

A eventual introdução de um ETF de criptomoeda é frequentemente vista como um sinal de que o mercado amadureceu, pois oferecerá aos principais investidores institucionais exposição à criptoativos. Os investidores enxergaram um ETN de cripto com menos entusiasmo do que um possível ETF.

Alguns especialistas veem os ETNs de Bitcoin como uma vanguarda para outros produtos financeiros que envolvem o ativo. O diretor do Centro de Blockchain da Escola de Finanças e Gerenciamento de Frankfurt, Philip Sandner, disse:

“A Iconic convenceu os reguladores e o Deutsche Börse. A listagem do seu produto Bitcoin na Bolsa de Frankfurt é um passo notável […] Um verdadeiro ETF de Bitcoin na Europa é, portanto, um passo significativamente mais próximo.”

Enquanto isso, os reguladores são céticos em relação a ETNs e ETFs cripto. No início deste mês, a Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA, rejeitou um pedido da Bitwise para listar um ETF de Bitcoin na NYSE Arca.

No Reino Unido, a Financial Conduct Authority está proibindo os ETNs de criptomoeda. A Coinshares publicou recentemente uma carta em seu site, pedindo aos seus clientes que combatam a proibição proposta.

Você pode gostar...