Star Wars – A Ascensão Skywalker gera nova onda de ciberataques para roubar dados e Bitcoin

Star Wars – A Ascensão Skywalker é usado para roubar dados e criptomoedas

O último episódio da saga Star Wars vem sendo usado por hackers para distribuir malwares e roubar Bitcoins e dados de clientes segundo publicação feita pela empresa especialista em segurança, Kaspersky.

A empresa afirmou ter encontrado cerca de 30 sites fraudulentos do filme ‘Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker’. Todos eles, supostamente, distribuem cópias gratuitas do filme mais recente da franquia para coletar dados de cartões de crédito das vítimas descuidadas com o pretexto de um registro obrigatório no portal.

Os sites também podem conter malwares que ao se instalarem nos computadores podem executar operações de mineração monero e até substituição de endereços de envio de Bitcoin.

Em geral, os domínios dos sites usados no golpe copiam o nome oficial do filme e fornecem descrições completas e conteúdo de suporte, fazendo com que os usuários acreditem que o site está, de alguma forma, associado ao filme oficial. Essa prática é chamada de ‘black SEO’ e permite aos criminosos promover sites de phishing em resultados de mecanismos de pesquisa (muitas vezes, esses resultados aparecem em buscas de termos como ‘assistir nome-do-filme grátis’).

Segundo a Kaspersky para promover os sites fraudulentos, os cibercriminosos também usam o Twitter e outras contas de mídias sociais para distribuir links. Em conjunto com os arquivos maliciosos compartilhados em torrents, isso produz resultados para os criminosos. Até o momento, 83 usuários já foram afetados por 65 arquivos maliciosos disfarçados como cópias do filme.

“É de conhecimento público que cibercriminosos exploram temas populares e, neste mês, ‘Star Wars’ é um ótimo exemplo. Conforme os atacantes conseguem colocar conteúdo e sites fraudulentos nos resultados das pesquisas, os fãs precisam ser cautelosos o tempo todo”, afirma Tatiana Sidorina, pesquisadora de segurança da Kaspersky.

Como noticiou o Cointelegraph, recentemente segundo o serviço de monitoramento de grandes transferências de criptomoedas Whale Alert, cerca de 2.000 tokens da rede Ethereum (ETH) da exchange Upbit foram transferidos por hackers.

Confira mais notícias

Você pode gostar...