Padrão ERC-1155 criado pela Enjin Coin é oficialmente reconhecido pelo Ethereum e já está disponível para desenvolvedores
O novo padrão torna mais fácil a criação de tokens exclusivos e itens digitais, em iniciativa que pode beneficiar empresas do ramo de games em blockchain.
A plataforma Ethereum reconheceu oficialmente o novo padrão ERC-1155 criado pelo projeto Enjin Coin. O novo padrão torna mais fácil a criação de tokens exclusivos e itens digitais – em iniciativa que pode beneficiar empresas do ramo de games em blockchain.
O projeto vem sido desenvolvido hà algum tempo. O novo padrão foi anunciado um ano atrás, quando o CTO da Enjin, Witek Radomski, publicou a primeira versão do ERC-1155.
O novo padrão de tokens foi incluído nas ferramentas de programação do Ethereum e já está disponível para desenvolvedores da plataforma utilizarem. A implementação pode ser consultada na página Github do Ethereum.
Definido para se tornar o novo padrão de criação de tokens, o ERC-1155 é considerado como um padrão de token mais inovador pois desenvolvedores podem usa-lo para codificar tokens fungíveis (ERC-20) e não fungíveis (NFT) mais eficientemente.
Um dos benefícios de usar o ERC-1155 em qualquer aplicativo ou jogo é que uma vez integrado um ativo do ERC-1155, é necessário muito pouco esforço para integrar outro ativo no mesmo jogo.
A empresa deu um exemplo de como pode ser utilizado o novo padrão: “O jogo Six Dragons (TSD) cria um item (ERC-1155) de 1.000 peças. Vamos chamar isso de ‘Azeroth’, uma poderosa espada. Um novo jogo blockchain sai e procura atrair jogadores. Ao adotar o ERC-1155, eles podem vincular qualquer item do jogo, seja uma espada ou uma armadura, com o ‘Azeroth Token’ original do Six Dragons. Dessa forma, os donos de ‘Azeroth’ agora terão um item diferente no novo jogo, mas com estatísticas e raridades iguais. O jogo pode continuar a implementação de outros itens a partir de diferentes jogos multiversos.”
Um único contrato inteligente deve ser capaz de produzir e gerenciar um número infinito de tokens simultaneamente. Em contraste com o ERC-20 e o ERC-721, que só podem manipular um token de cada vez, o ERC1155 é como um máquina automática em que você pressiona um botão e recebe o item desejado.
O novo padrão oferece ainda uma solução viável para outro grande problema na blockchain da Ethereum, as taxas. Isso reduz significativamente as taxas de gás (taxas de transferência cobrada pela rede), permitindo transferências em lote e reduzindo o inchaço crescente de códigos ERC-20 e ERC-721 duplicados na blockchain da Ethereum.
A nova tecnologia parece já atrair grandes nomes do mundo dos games. O jogo SandBox, com mais de 15 milhões de jogadores em todas as plataformas, anunciou sua intenção de usar o ERC-1155.
O projeto Enjin não para de se desenvolver. Conforme reportado pelo Cointelegraph, a startup recentemente lançou um kit de desenvolvimento de jogos para a líder dos games Unity.