Players do setor se juntam a ex-funcionários de regulador financeiro na nova diretoria do Digital Dollar Project
Um conselho com 22 especialistas em finanças e fintech se junta a ex-líderes da CFTC e à Accenture para orientar o futuro do Digital Dollar Project.
O Digital Dollar Project, que defende um dólar digital apoiado por blockchain nos Estados Unidos, anunciou a lista inaugural de seu Conselho Consultivo.
Os novos consultores que se juntam aos fundadores do projeto
O projeto é uma iniciativa de vários ex-chefes da Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e da Accenture. O novo conselho consultivo inclui 22 membros com ampla experiência em finanças e tecnologias de pagamento. Eles incluem o ex-comissário da CFTC, Sharon Bowen, o executivo de política do PayPal, Usman Ahmed, e o professor de direito fintech de Georgetown e ocasional colaborador do Cointelegraph, Chris Brummer.
O anúncio para o novo conselho diz que os consultores pretendem “ajudar a guiar a estrutura para as etapas práticas que podem ser tomadas para estabelecer uma moeda digital do Banco Central dos EUA (CBDC)”.
Os diretores do projeto incluem o ex-presidente da CFTC, J. Christopher Giancarlo, e o ex-diretor do escritório de fintech da Comissão, LabCFTC, Daniel Gorfine. Em conversa com o Cointelegraph, Giancarlo explicou o objetivo do Conselho:
“Reunimos uma ampla variedade de indivíduos – não instituições, mas indivíduos – com experiência em política monetária, banco central, banco comercial, KYC / combate à lavagem de dinheiro, lei de privacidade, direito constitucional, economia, contabilidade, impostos – todas as outras disciplinas que precisam ser reunidas para examinar isso e suas implicações não apenas para a economia dos EUA, mas também para a economia global, onde o dólar continua sendo a principal moeda de reserva do mundo.”
Questão do dólar digital em meio à ajuda dos EUA?
A notícia vem em meio a algumas das principais idas e vindas para a comunidade de criptomoeda, já que várias versões do projeto de estímulo para combater o dano econômico causado pelo COVID-19 nos EUA incluíram disposições que promovem um dólar digital e carteiras de afiliados.
“Não tínhamos nada a ver com o que estava naquele projeto de lei da Câmara”, disse Giancarlo ao Cointelegraph, mas disse que os legisladores podem ter se inspirado na linguagem do projeto: “Temos usado a frase ‘dólar digital’ de maneira bastante consistente para nos referirmos para uma moeda digital do banco central dos EUA”.
Giancarlo e Gorfine anunciaram o Projeto Digital Dollar pela primeira vez em janeiro deste ano. A iniciativa foi criada em um Op-Ed de Giancarlo, no qual ele defendia a necessidade de um dólar digital apoiado em blockchain.