Stablecoins, DeFi e NFTs buscam recuperação em 2023
Depois de viverem um período de bonança no ano passado, futuro das criptomoedas passa pelo desempenho de stablecoins, DeFi e NFTs.
Os mercados continuam operando sobre muitas incertezas e a busca por algum norte para poder se posicionar é uma constante na vida dos investidores. Principalmente os que apostam em tecnologias disruptivas como os criptoativos. Pelo o que se espera como os setores que podem bombar em 2023, enquanto o Bitcoin permanece lateralizado são os setores: Stablecoins, DeFi e NFT.
Dados on-chain mostram que esses tópicos estão em evidência e que podem surpreender esse ano.
Stablecoins
Os tokens atrelados ao dólar e outros ativos tiveram um forte 2022. Embora o valor de mercado agregado das quatro maiores stablecoins tenha diminuído ligeiramente, o seu volume de transações atingiu novos máximos.
Adoção mais ampla
Tanto o número de endereços que possuem stablecoins quanto o número de transações subiram em 2023, segundo dados coletados pelo Momento Cripto.
- Um total de US $ 7,75 trilhões em volume ocorreu apenas no Ethereum em 2022, com o agregado em todas as cadeias provavelmente em torno da marca de US $ 10 trilhões.
- Em comparação, a Visa, a maior rede de crédito, movimentou US $ 14,1 milhões em 2022.
- Curiosamente, vimos o USDC dominar o DeFi, superando o USDT em volumes de transações no Ethereum, embora o Tether tenha uma participação de mercado significativamente maior quando se trata de volume de câmbio centralizado.
As stablecoins e as entidades por trás delas podem estar prontas para continuar seu ímpeto em 2023. No final de 2022, a Stripe, que tem quase 20% de participação de mercado de pagamentos on-line, adicionou suporte para pagamentos USDC para freelancers.
A inflação, tanto no mundo em desenvolvimento quanto no desenvolvido, permanece em níveis elevados, o que torna a capacidade de manter facilmente dólares mais atraente.
As empresas por trás das stablecoins, como a Circle, estão trazendo lucros recordes, já que a taxa de juros que ganham com os títulos do Tesouro sobre depósitos em dólares é alta e deve continuar aumentando em 2023.
DeFi
Após o colapso da FTX, o DeFi emergiu como uma alternativa atraente. Devido à sua natureza não custodial e transparente, o espaço financeiro descentralizado provavelmente terá um desempenho relativamente melhor do que suas contrapartes centralizadas.
Os aplicativos DeFi estão em um ponto privilegiado para ganhar adoção. As exchanges descentralizadas detêm uma participação de mercado relativamente alta e podem continuar a crescer à medida que a camada 2 se torna mais barata e acessível. Com taxas tão baixas quanto 0,01% para stablecoins ou 0,05% para tokens regulares, este poderia ser o ano em que o Uniswap pode superar a Coinbase que vem diminuindo seu ritmo de crescimento, amargado desvalorização dos seus papeis nas bolsas de valores e empreendido várias rodadas de demissões.
Os empréstimos em mercados centralizados de criptomoedas estão quase congelados à medida que Genesis, BlockFi e Celsius entraram em colapso. A Aave e outros protocolos de empréstimo poderão tirar proveito disso, apesar de seus requisitos de excesso de garantia. Ainda não se sabe.
Será que 2023 será finalmente o ano em que os derivativos no DeFi decolarão? Os próximos lançamentos do dYdX Chain para trocas perpétuas e do Aevo da Ribbon para opções aparecem como alternativas promissoras para ficar de olho neste ano.
Novos casos de uso
Mercado de derivativos imobiliários Parcl lançado recentemente em Solana é um exemplo de novos casos de uso.
As stablecoins apoiadas por títulos do Tesouro serão lançadas em breve pela Ondo Finance, permitindo que os detentores obtenham retornos de títulos on-chain.
Muitos protocolos também estão se aproximando de protocolos de empréstimo e DEXs a partir de novas perspectivas, com o objetivo de competir com os players estabelecidos.
NFTs
Os NFT provavelmente continuarão se expandindo em 2023 – talvez até mesmo sem que as pessoas percebam que os investidores estão em HODL.
Os volumes de NFT ainda caíram 90%, mas o número de transações e detentores continuou a aumentar. O número de vendas diárias de NFT recentemente se aproximou de seu recorde histórico de 140 mil transferências, segundo o dAppRadar.
O mercado de avatares do Reddit trouxe mais de 4 milhões de endereços para NFTs, tudo sem sequer mencionar a palavra NFT em sua plataforma. Da mesma forma, o próximo programa Odyssey da Starbucks permitirá que os usuários de seus programas de fidelidade ganhem selos de jornada, que são NFTs que desbloqueiam benefícios.
O Instagram também vem testando a capacidade de os criadores venderem NFTs diretamente de sua plataforma.
No geral, esses lançamentos por si só provavelmente aumentarão drasticamente o número de pessoas que possuem NFTs, expandindo o mercado junto com ele.
Expansão dos tokens não-fungíveis
Coleções de NFT novas e existentes estão buscando expandir o que é possível para além das fronteiras das empresas cripto.
O Bored Ape Yacht Club (BAYC) vem desenvolvendo seu metaverso, o Otherside, e está contando com novas contratações de gente experiente da Activision e de outras grandes empresas para liderar essas iniciativas.
As equipes por trás de Azuki e Doodles fecharam 2022 arrecadando US $ 30 milhões e US $ 54 milhões, respectivamente, para construir seus roteiros. O Pudgy Penguins, uma das poucas coleções a atingir novos patamares em termos de ETH em 2022, tem buscado mais envolvimento no mundo real por meio de brinquedos e livros temáticos.
Os NFTs relacionados a jogos, como os da Axie Infinity, também podem ressurgir à medida que os desenvolvedores de jogos nativos de cripto e de nível 1 experimentarem o potencial dos negócios.
Em última análise, há uma infinidade de casos de uso para aplicativos blockchain que podem levar a uma adoção mais ampla de criptomoedas em 2023. Embora a diminuição dos preços de mercado possa afastar os especuladores dos criptoativos voláteis, as stablecoins são uma alternativa cada vez mais resiliente. Aqueles que se esquivam dos serviços centralizados de criptoativos provavelmente encontrarão consolo nas soluções não custodiais dos apps DeFi, especialmente à medida que os casos de uso dentro do espaço continuam a crescer.
Finalmente, espera-se que os NFTs sejam o “cavalo de Tróia” das criptos, já que as marcas e plataformas domésticas introduzirão milhões a esses tokens, sem dar de fato à publicidade em torno do nome.