Stablecoin que foi a zero anuncia plano de compensação

A SafeDollar anunciou um plano de compensação para os investidores que perderam fundos após o evento conhecido como “a primeira fuga de bancos em DeFi”, ocorrida no final de junho e que destruiu o valor da stabecoin.

O plano da SafeDollar começa pela criação de um novo produto chamado SafeAssets. O objetivo é criar mercados derivativos para qualquer tipo de ativo, o que deve incluir, no futuro, ações tradicionais.

Os desenvolvedores ainda não explicaram como o SafeAssests vai operar, afirmando que isto será revelado em um novo artigo no futuro. Eles explicaram que o produto já estava em desenvolvimento e seu lançamento foi adiantado depois do crash da criptomoeda.

O pouco que se sabe é que o SafeAssets será usado para resolver os problemas causados aos que compraram via Oferta Inicial de DEX (IDO) e provedores de liquidez.

Segundo a SafeDollar, todos os produtos serão garantidos em parte pelos ativos e por um token chamado SDS. O SDS foi criado para ser deflacionário e terá oferta máxima de 1 milhão de tokens.

Quando um SafeAsset for criado, o SDS será revertido diretamente para o banco e este banco usará os próprios ativos para devolver SDS aos usuários.

Os ativos aceitos no início serão USDT e USDC, porém o plano é expandir o projeto para aceitar outros tipos de garantias, incluindo ouro, prata e ações. Em um primeiro momento, o único ativo do SafeAssets é um novo token chamado SafeUSDC (SUSDC).

SDO v2 e o plano de compensação

A grande novidade é o lançamento de um novo protocolo do SafeDollar, chamado SDO v2. O novo protocolo deve substituir o antigo. Segundo os desenvolvedores:

“O protocolo nunca teve problemas. O exploit atingiu apenas um pool que possuía tokens deflacionários. Entretanto, isso foi suficiente para destruir o SDOv1.”

O SDOv2 deve introduzir staking para tokens LP de SDS/USDC e recompensas das taxas ou criação de SafeAssets.

O plano de compensação da SafeDollar será feito com base no último snapshot feito antes do hack. Os portadores de SDO poderão trocar seus tokens por uma quantidade equivalente de SDOv2.

Os provedores de liquidez nos pools de SDO com USDC e USDC, por sua vez, receberão o equivalente de suas partes de SDO em SDOv2 e das outras stablecoins em SafeUSDC.

Calendário

Segundo a SafeDollar, o SafeUSDC deve estar pronto para lançamento antes de segunda-feira (5). No mesmo intervalo, os investidores poderão criar e receber o token, além de migrar o SDSv1 para SDSv2. O IDO será reaberto e os compradores poderão remover os SDS restantes. Além disso, o boardroom será reaberto e permitirá a remoção do stake diretamente em tokens SDSv2.

Na segunda-feira, os pools de SDS/USDC e SDS/USDT serão abertos, com recompensa em SDS. Em algum momento da semana, uma loteria com prêmios em SDS será lançada. O SDO v2, por sua vez, será lançado na segunda-feira seguinte, dia 12 de julho.

A destruição do SafeDollar

defi

O ataque ao SafeDollar ocorreu na segunda-feira (28), quando um hacker conseguiu invadir uma pool de liquidez e começou uma série de transações para remover fundos e desestabilizar o preço do SDO.

Segundo o protocolo, foram roubadas, ao todo, 202.230 USDC e 46.000 USDT.

Os mecanismos de segurança do SDO estavam programados para agir quando a stablecoin perdesse o pareamento com o dólar. Entretanto, a ação do hacker foi mais rápida do que o protocolo e, por um momento, o preço do SDO deixou de valer US$ 1.

Embora o valor do SDO fosse se recuperar automaticamente, a queda súbita fez com que muitos investidores se assustassem e removessem seus fundos do protocolo. A nova ação, que ficou conhecida como “a primeira fuga de bancos em DeFi”, rapidamente destruiu o valor do SDO, que ficou perto de zero.

O artigo Stablecoin que foi a zero anuncia plano de compensação foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...