Spotify adere à moda e lança ilha no metaverso

O Spotify é a mais nova grande companhia a lançar uma iniciativa voltada ao metaverso, graças a parceria firmada com o Roblox.

A nova iniciativa da companhia visa criar um “paraíso sonoro” contendo diversas experiências interativas para os seus usuários, conforme destacado em uma serie de tuites feitos na última terça-feira (3).

Dessa forma, o Spotify, maior serviço de streaming de música e podcast da atualidade, se torna a primeira empresa deste setor a explorar o metaverso. Isso foi possível graças ao Roblox, jogo MMO de mundo aberto que tem tido grande sucesso na criação de ambientes virtuais, permitindo que usuários desenvolvam e compartilhem experiências neste novo segmento.

Em março, a plataforma figurou na lista das 528 empresas mais revolucionárias do ano, graças as suas iniciativas voltadas para web 3.0. Antes do Spotify, grandes marcas globais como Nike, Ralph Lauren e Visa já haviam lançado iniciativas de metaverso em parceria com o jogo.

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

O que fazer na ilha Spotify

Usuários do Roblox que acessarem a ilha do Spotify poderão realizar missões interativas para desbloquear conteúdos exclusivos da plataforma de streaming. Como exemplo, pode-se coletar ícones de coração espalhados pelo ambiente, podendo trocar esses itens por produtos.

Além disso, o novo ambiente proporcionará oportunidades únicas de interações com artistas. Para aqueles que possuem conhecimentos técnicos, também será possível criar suas próprias faixas músicas e batidas alimentadas por Soundtrap.

“Através deste mundo interativo, estamos criando um lugar onde os fãs podem se conectar e criar novos sons juntos, sair em espaços digitais e ter acesso a produtos virtuais exclusivos. A ilha Spotify é um oásis de áudio que tem tudo.”

Ao que tudo indica, o local ainda será divido por estilos musicais, contendo um K-Park que faz referência ao K-pop. Num futuro próximo,  fãs do gênero musical sul-coreano terão a chance de interagir com grandes nomes desta indústria.

Por fim, o Spotify promete que os artistas e criadores de conteúdo musical também poderão se beneficiar do seu metaverso. A empresa pretende oferecer para os músicos a chance de criar mercadorias virtuais próprias, vendendo esses itens para os seus fãs.

Disney será a próxima?

Outra grande companhia global de olho no metaverso é a Walt Disney Company. Em carta assinada pelo CEO Bob Chapek, é comentado que a empresa pretende explorar essa tecnologia tanto no seu serviço de streaming, o Disney+, quanto em seus parques temáticos espalhados pelo mundo.

“(Eu) vou pegar todas as grandes coisas que nós, como empresa de mídia, temos com o Disney+ e usar isso como uma plataforma para o metaverso. Mas, ao mesmo tempo, temos algo que ninguém mais tem, e esse é o mundo físico, um mundo de nossos parques. E assim, se o metaverso é a mistura do físico e do digital em um ambiente, quem pode fazer isso melhor do que a Disney?”

O CEO ainda destaca que o futuro metaverso da empresa não deve oferecer uma experiência “passiva“ para os seus usuários. Ao contrário, ele focará na “agenda de tecnologia agressiva e ambiciosa” que a Disney possui. Ao que tudo indica, cada vez mais empresas lançaram iniciativas neste mercado. Segundo pesquisa, o mercado de metaverso pode movimentar mais de US$ 600 bilhões até 2030.

O artigo Spotify adere à moda e lança ilha no metaverso foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...