SPOs de Carnado comemoram o sucesso do Hard Fork Vasil na testnet
Um passo importantíssimo para a atualização na rede principal da Cardano na terça-feira (23), com a implementação do Hard Fork Vasil na testnet YoloNet.
A Input Output Global (IOG), empresa responsável pela pesquisa e desenvolvimento da Cardano, criou a nova rede de teste pública YoloNet e as operações de pool de participação (SPOs) iniciaram os testes no ambiente de nós mistos.
- Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
A YoloNet foi criada pela IOG a pedido dos SPOs, pois membros da comunidade avaliaram a necessidade de uma nova rede pública para simular o ambiente de nós mistos semelhante à rede principal.
O principal objetivo da testnet era executar nós com versões distintas (1.34.1, 1.35.2 e 1.35.3) e atestar que elas conseguiriam coexistir. Também foi certificado que quaisquer transações de “minfee ruins” não seriam propagadas para nenhum nó corrigido na rede Cardano.
Maioria aderiu a atualização da YoloNet
O co-fundador da Buffy Bot Publishing e ex-SPO, Adam Dean, relatou em seu Twitter que o hard fork Vasil ocorreu na YoloNet, atestando que mais de 75% dos nós estavam rodando a versão 1.35.3.
Dean foi questionado por integrantes da comunidade Cardano quanto Vasil estará rodando na rede principal e quando o hard fork será finalizado. Ele respondeu que assim que 75% dos nós da rede principal efetuarem a atualização um teste final será feito e após um evento Hard Fork Cardano pode ser agendado na rede principal. Dean espera que todo o processo aconteça na primeira quinzena de setembro.
De acordo com dados da “Network Health” do Cardano PoolTool, 40% dos nós da rede principal da Cardano já estão executando a versão 1.35.3.
Critérios para o sucesso do Vasil
Em 12 de agosto a IOG explicou que existem dois outros requisitos para a implementação total da atualização do hard fork Vasil. Aproximadamente 25 exchanges deverão atualizar suas plataformas e suportar a atualização Vasil, pois representam 80% da liquidez.
Por fim, dApps chaves da rede principal da Cardano, dentre os quais os dez primeiros por TVL, também devem confirmar a atualização para a versão 1.35.3 na rede de testes final e na rede principal.
Ao responder os questionamentos, Dean estava se concentrando tão somente no requisito de atualização de software do nó do Hard Fork Vasil da Cardano.
Recentemente, o fundador da Cardano, Charles Hoskinson, pediu desculpas pelas duras críticas feitas à comunidade SPO, reconheceu sua importância e os descreveu como “a espinha dorsal” da rede Cardano.
O artigo SPOs de Carnado comemoram o sucesso do Hard Fork Vasil na testnet foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.