Empresa espanhola de energia Repsol afirma que Blockchain pode ajudá-lo a economizar 400.000 euros por ano

A principal empresa espanhola de energia, a Repsol, começou a usar blockchain para melhorar o processo de certificação de segurança de seus produtos petroquímicos.

A Repsol, empresa de energia sediada em Madri, relatou um teste bem-sucedido de um piloto blockchain para melhorar a qualidade da certificação de segurança de seus produtos. Cointelegraph em espanhol relatou a notícia em 15 de janeiro.

Fundada em 1987, a Repsol é uma empresa líder em energia que opera na indústria de petróleo e gás, incluindo exploração, desenvolvimento e produção de petróleo bruto e gás natural. Nos primeiros nove meses de 2018, o lucro líquido da empresa chegou a 2,7 bilhões de euros, aumentando 37% desde o início do ano, de acordo com o Financial Times.

O Centro de Pesquisa do Laboratório de Tecnologia Repsol (Tech Lab) e a startup de blockchain Finboot, que faz parte do Fundo de Empreendedores da Fundação Repsol, implantaram conjuntamente uma solução blockchain para melhorar o processo de certificação de produtos petroquímicos. Espera-se que a empresa possa identificar e rastrear amostras e produtos ao longo de todo o processo de produção.

Além disso, o uso de blockchain permitirá que a Repsol economize até 400.000 euros a cada ano, reduzindo a frequência de erros. O gerente de experimentação do Tech Lab, Tomas M. Malango, destacou que há muito espaço para melhorias no setor:

“Esse tipo de procedimento, no qual lidamos com um grande número de amostras, está sujeito a muitos incidentes de retrabalho devido a erros de identificação, perda ou conexão incorreta de informações.”

De acordo com Malango, os resultados bem-sucedidos do blockchain pilot da Repsol “poderiam ser transferidos para outros departamentos da empresa com práticas e disfunções semelhantes”.

A tecnologia Blockchain vem ganhando crescente presença no setor de energia na Espanha. Ontem, a principal empresa de energia da Espanha, a Iberdrola, começou a usar blockchain para rastrear energia renovável. Durante o piloto – que teve sucesso com sucesso – a Iberdrola monitorou a energia renovável fornecida por dois parques eólicos e uma estação de energia aos escritórios dos bancos localizados no País Basco e na cidade de Córdoba, no sul.

Em dezembro, outra empresa de energia, ACCIONA Energía, anunciou a implantação do blockchain para rastrear a geração de eletricidade. Com esse movimento, a ACCIONA planeja permitir que seus clientes acompanhem a proveniência da distribuição de eletricidade.

Você pode gostar...