Hospital sul-coreano vai criar plataforma blockchain de gerenciamento de dados médicos
As startups de tecnologia médica Blockchain Longenesis e Insilico Medicine e o hospital sul-coreano Gil Medical Center criarão conjuntamente uma solução de gerenciamento de dados de saúde baseada em blockchain
Mercado de dados médicos movido a Blockchain da Insilico Medicine, empresa de biotecnologia, entrou em um acordo com o hospital sul-coreano Gil Medical Center para criar uma solução de gerenciamento de dados de saúde baseada em blockchain. O desenvolvimento foi anunciado em um comunicado de imprensa publicado em 23 de abril.
Como parte da colaboração, as partes pretendem desenvolver uma plataforma baseada em blockchain baseada na estrutura blockchain da Bitfury para aumentar a eficiência da coleta de dados, impulsionar os processos de pesquisa médica e garantir o gerenciamento transparente do consentimento do paciente.
A Longenesis irá fornecer um ecossistema seguro para o Gil Medical Center para carregar, armazenar e gerenciar os dados privados dos pacientes, permitindo que os pacientes controlem e acessem seus dados também. A plataforma também visa abordar a conformidade com os regulamentos da Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguro Saúde (HIPAA) e da Regulamentação Geral de Proteção de Dados (GDPR), já que o hospital também presta serviços a estrangeiros.
No início de abril, a Bitfury e a Longenesis lançaram em conjunto a produção de um sistema de gerenciamento de consentimento baseado em blockchain para o setor de saúde que aborda a conformidade com GDPR e HIPAA.
Em meados de março, outro importante hospital da cidade de Seul, capital da Coréia do Sul, o Seoul Medical Center, anunciou planos para lançar uma plataforma baseada em blockchain destinada a melhorar seus serviços médicos. O projeto apelidado de “Hospital Inteligente” tem como objetivo aumentar a precisão dos dados e reduzir o tempo de processamento para o hospital acima mencionado.
Conforme relatado em fevereiro, a fim de promover os projetos blockchain do país, o Governo Metropolitano de Seul revelou a criação do “Fundo de Inovação para Seul”, com o objetivo de investir mais de US$ 1 bilhão em startups de blockchain e fintech até 2022.