Coreia do Sul aumenta investigações e regulamentações sobre criptomoedas

A Coreia do Sul anunciou o Comitê de Ativos Digitais, lançou uma investigação e se reuniu com as autoridades financeiras da Ásia-Pacífico.

Na sexta-feira, 3 de junho, o Serviço de Supervisão Financeira da Coreia do Sul (FSS) iniciou uma investigação sobre os serviços de gateway de pagamento que funcionam com ativos digitais. O FSS é o regulador financeiro da Coreia do Sul que opera sob a Comissão de Serviços Financeiros (FSC), ambas instituições governamentais.

Conforme relatado pela agência de notícias local Money Today Co., o FSS havia exigido recentemente relatórios de 157 gateways de pagamento sobre qualquer serviço relacionado a criptomoedas, seus planos para o futuro e divulgação de ativos digitais. Mas um relatório do FSS afirmou que apenas 6 possuíam ativos digitais.

Embora o FSS seja atualmente o principal regulador financeiro, em 31 de maio de 2022, a Coreia do Sul anunciou o próximo lançamento do Comitê de Ativos Digitais . De acordo com o anúncio, esta é uma solução temporária para trazer estrutura para a indústria de ativos virtuais após o crash do (antigo) Luna-Terra (atual LUNC).

De acordo com o anúncio, as diretrizes incluem critérios de triagem para ativos recém-listados, monitoramento de mercado, monitoramento de negociações, nível de divulgação e outras proteções aos investidores. As cinco principais bolsas do país parecem concordar com os padrões e formaram seu próprio comitê para ajudar a evitar outro incidente semelhante ao Terra Classic (LUNC).

Logo após o início da investigação, o FSS anunciou uma reunião remota com outras autoridades de supervisão financeira de cinco países da região Ásia-Pacífico. Este evento foi organizado pelo Serviço de Supervisão Financeira da Indonésia e também incluiu Austrália, China e Japão.

A reunião abordou as condições do mercado global, bem como grandes tecnologias e criptomoedas. O representante coreano mencionou a necessidade de regulamentação das criptomoedas, ação disciplinar em torno de ativos virtuais e a expansão das estruturas regulatórias financeiras.

Na terça-feira, 24 de maio de 2022, autoridades sul-coreanas abriram uma investigação contra Do Kwon, a principal figura no incidente do (antigo) Luna (atual LUNC). Yoon Chang-Hyeon, presidente do People’s Strength Virtual Assets Special Committee (Comitê Especial de Ativos Virtuais Força do Povo) que se reuniu com as principais bolsas em resposta, liderará o Comitê de Ativos Digitais mencionado acima.

Você pode gostar...