Na África do Sul, banco deixa de atebder exchangrs de Bitcoin por falta de ‘clareza regulatória’
O FirstRand Bank disse que não antenderá mais a exchanges após março de 2020, enquanto pelo menos um dos afetados diz que já possui alternativas.
Exchanges de Bitcoin (BTC) na África do Sul perderão seu apoio bancário após um banco local confirmar que encerraria suas contas.
Como noticiou a revista local de internet My Broadband em 19 de novembro, o FirstRand Bank (FNB) – uma das maiores instituições financeiras da África do Sul – enviou cartas sobre a mudança para um número não especificado de “grandes exchanges”, incluindo Luno, ICE3X e VALR.
Exchanges bloqueadas devido a “falta de vontade de se meter em problemas”
As exchanges afetadas têm até o final de março de 2020 para buscar alternativas, disse o gerente geral da Luno Africa, Marius Reitz.
A carta do FNB culpa a incerteza regulatória pela decisão. Um trecho diz:
“O FirstRand Bank está considerando sua vontade de se meter em problemas no que tange às moedas virtuais e exchangrs de moedas virtuais há algum tempo. Dentro deste contexto, o banco tomou a decisão de interromper a prestação de serviços bancários para exchanges de moeda virtual e/ou entidades que negociam/operam em moeda virtual. A clareza regulatória futura pode nos levar a revisar nossa decisão.”
Outros bancos ainda estão com o Bitcoin
A África do Sul continua desfrutando de um aumento nos juros de criptomoeda à medida que sua moeda oscila. Como o Cointelegraph relatou, a plataforma peer-to-peer Paxful sozinha relatou um aumento de volume de 2.800% no mês passado.
Comentando sobre o prejuízo bancário, Reitz disse que a Luno não estava preocupada e que outros credores ainda estavam preparados para atender os negócios.
“Não prevemos nenhum impacto para nossos clientes atuais, pois temos outros relacionamentos bancários em vigor para apoiar depósitos e saques na plataforma”, acrescentou.
Na semana passada, o popular site de entretenimento adulto Pornhub enfrentou um embargo total aos pagamentos de seus 100.000 modelos devido a uma decisão repentina do PayPal de encerrar o suporte ao site. Em uma ironia do destino, dias depois, o ex-diretor financeiro do PayPal teve sua conta bancária encerrada.