Cofundador da Solana fala sobre confiabilidade da rede na Solana Breakpoint 2022

Em 2022, a Solana sofreu dez interrupções parciais ou totais, juntamente com tempos de bloco lentos. O cofundador da rede disse que “não é a experiência que queremos oferecer”.

O cofundador da Solana, Anatoly Yakovenko, disse que o ano passado foi marcado pelos problemas de confiabilidade e interrupções da rede, mas atualizações recentes ajudarão a blockchain a resolver seus problemas de confiabilidade.

Em 5 de novembro, durante a conferência anual Breakpoint 2022 em Lisboa, Portugal, Yakovenko discutiu o passado e o futuro da blockchain, observando que a rede enfrentou dificuldades no ano passado:

“Tivemos muitos desafios no ano passado, eu diria que todo o ano passado foi sobre confiabilidade.”

A Solana sofreu dez interrupções parciais ou totais, de acordo com seu próprio relatório de status. A mais notável delas ocorreu entre 6 e 12 de janeiro de 2022, com a rede atormentada por problemas que causaram interrupções parciais e desempenho degradado entre 8 e 18 horas. A mais recente, em 1º de outubro, foi chamada de “grande interrupção”, com duração de quase seis horas e meia.

Entre o final de maio e o início de junho, a Solana sofreu um desvio de relógio, no qual o tempo da blockchain era diferente do tempo do mundo real devido a tempos de slot mais longos que a média (também chamados de tempos de bloco), o intervalo de tempo durante o qual um validador pode enviar um bloco para a Solana.

Normalmente, o tempo de slot ideal de Solana é de 400 milissegundos, mas Yakovenko disse que “as coisas ficaram muito ruins em junho, os tempos de bloco aumentaram para mais de um segundo, o que é muito lento para a Solana”, acrescentando que em alguns casos os “tempos de confirmação, estão levando de 15 a 20 segundos”:

“Essa não é a experiência que queremos oferecer e é uma experiência muito ruim na Web2 quando você está competindo com o Google, com o Facebook, com todos esses outros aplicativos.”

Yakovenko disse que após uma atualização recente e a duplicação da contagem de validadores no ano passado, a Solana está se encaminhando para resolver os problemas de desempenho da rede e acrescentou:

“[Estamos] em uma luta constante entre desempenho, segurança, taxa de transferência e descentralização, todos esses problemas […] sempre que você melhora um, pode realmente prejudicar alguns dos outros, mas acho que fizemos um trabalho incrível em resolver muitos deles.”

“Obviamente, ainda temos desafios com interrupções e bugs”, disse ele, mas a parceria fechada em agosto com a empresa de desenvolvimento Web3 Jump Crypto para construir uma solução de dimensionamento para a Solana chamada Firedancer – apelidada de correção de longo prazo para o problema de interrupção da rede – pode ser a chave.

“Tendo uma segunda implementação e um segundo cliente construído por uma equipe diferente com uma base de código totalmente separada, a probabilidade de o mesmo tipo de bug existir em ambos é praticamente zero”, disse Yakovenko.

LEIA MAIS

Você pode gostar...