Depois do boom, Solana mira potencial de crescimento inexplorado

Otimista com seu potencial, a Solana, o quinto maior ativo cripto por tamanho de mercado e a terceira maior rede de prova de participação (POS), viu seu índice de participação líquida aumentar em 1,76% de um trimestre a outro.

De acordo com a DefiLlama, mais de US$ 54 bilhões em ativos cripto são apostados em plataformas de piquetagem líquida. O staking líquido, ao contrário do staking tradicional, permite que os usuários obtenham rendimento extra e mantenham a liquidez com um token derivado para DeFi.

A ascensão do staking líquido em Solana

Dados da Dune Analytics mostram mais de 23 milhões de SOL, avaliados em mais de US$ 3,6 bilhões, apostados em plataformas de staking líquido. Solana tem uma taxa de staking mais alta do que Ethereum, cerca de 60%, mas apenas 6% da SOL está em staking líquido. Isso indica um potencial inexplorado no setor de staking líquido de Solana, bem como possíveis oportunidades de crescimento.

Leia mais: O que é staking líquido em cripto?

Índice de staking líquido de Solana
Índice de staking líquido de Solana. Fonte: Dune Analytics

Ainda olhando para o potencial, o período de desvinculação de dois dias da Solana, mais curto do que o de muitas outras blockchains, também pode afetar a popularidade do staking líquido. Konstantin Boyko-Romanovsky, fundador e CEO da Allnodes, explica como isso pode ser uma vantagem em relação a outras blockchains, como Polkadot ou Ethereum.

“Como o período de desvinculação da Solana é de apenas dois dias, o staking líquido pode não ser tão popular quanto as blockchains com períodos de desvinculação de 2 a 3 semanas. No contexto do staking, o período de desvinculação é quando os ativos em staking são desbloqueados e ficam disponíveis para uso depois que um usuário decide desvinculá-los”, disse Boyko-Romanovsky ao BeInCrypto.

Plataformas como Sanctum e Jito Labs também estão impulsionando o boom do staking líquido em Solana. De acordo com o pesquisador e analista Tom Wan, a Sanctum reduziu a barreira de entrada e está ajudando os projetos a criar seus próprios tokens de piquetagem líquida (LSTs) e a escalar.

Atualmente, a Jito tem cerca de 91.000 investidores de Solana apostando na plataforma, com uma APR de mais de 8% e mais de 10,6 milhões de SOL apostados.

“A Sanctum está apta a assumir a liderança. O lançamento do INF, Sanctum Router e Sanctum Reserve reduziu a barreira de entrada, construindo a base de uma explosão de Cambrain do setor de staking líquido em Solana”, compartilhou Wan em um post.

Dominância de Solana no token de staking líquido
Dominância de Solana no token de staking líquido. Fonte: Dune Analytics

Além disso, Boyko-Romanosvky também destaca a influência que as tendências emergentes, como a retomada, podem ter sobre o crescimento do staking líquido em Solana.

“Tecnologias emergentes, como a re-staking, podem influenciar potencialmente o desenvolvimento e a adoção de staking líquidos em Solana e em blockchains semelhantes. Ao fornecer liquidez contínua, aumentar as oportunidades de rendimento e oferecer maior flexibilidade, o re-staking pode aumentar a atratividade do staking líquido, mesmo em plataformas com períodos curtos de desvinculação, como Solana. No entanto, garantir a segurança e a confiabilidade dessas tecnologias, juntamente com o gerenciamento eficaz do mercado e da liquidez, será crucial para seu sucesso e adoção generalizada”, compartilhou Boyko-Romanosvky.

Leia mais: Previsão de preço da Solana (SOL) para 2024/2025/2030

Assim, como o staking líquido continua a crescer em popularidade, a Solana poderia se beneficiar de uma maior participação dos usuários e de uma segurança de rede aprimorada. Até o momento, foram feitos dois registros importantes para um ETF de Solana nos EUA. Desse modo, se a popularidade do staking líquido continuar crescendo, isso poderá dar a Solana uma vantagem competitiva e atrair empresas de investimento.

O artigo Depois do boom, Solana mira potencial de crescimento inexplorado foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...