Integração da Solana com mercado NFT e métricas de DApps brilham mesmo após a queda de 20% do SOL
O preço do SOL perdeu parte de seus ganhos recentes, mas os dados mostram que há fortes razões para os investidores permanecerem otimistas.
O preço do Solana (SOL) atingiu US$ 143,50 em 2 de abril, após uma incrível alta de 82% em um período de 20 dias. Esse desempenho positivo pode ser atribuído às recentes notícias relacionadas aos mercados de token não fungível (NFT) e a um salto em todo o mercado, mas o atual declínio de 22,7% pode deixar os investidores confusos.
A alta começou depois que a Coinbase Wallet adicionou suporte para SOL e outros tokens baseados na blockchain Solana em 18 de março. A exchange de criptomoedas também delineou planos para “integrar-se ainda mais” com a Solana, conectando a Coinbase Wallet com os aplicativos descentralizados (DApps) e NFTs hospedados na rede.
A expectativa da integração do OpenSea na rede Solana também animou os investidores. Isso significa que a Solana se juntará à Ethereum, Polygon e Klaytn como as opções de pagamento visíveis na guia suspensa “todas as cadeias” na página de “rankings” do OpenSea.
A estratégia da Solana de se concentrar nos mercados NFT parece ter valido a pena porque a rede blockchain de camada 1 subiu para o terceiro lugar em vendas totais de NFT em 6 de abril. Além disso, os últimos dados acumulados de 30 dias mostram a Solana acumulando US$ 216 milhões em vendas de NFT.
Os depósitos de DApp da Solana estão em declínio
A métrica principal de aplicativo descentralizado (DApp) da Solana começou a apresentar fraqueza no final de março, depois que o valor total alocado da rede (TVL) caiu abaixo de 50 milhões de SOL.
O gráfico acima mostra como os depósitos DApp da Solana tiveram uma queda de 30% em três semanas, já que o indicador atingiu seu nível mais baixo desde 20 de setembro de 2021. Como comparação, o TVL da Terra aumentou 34% no ano, enquanto os depósitos da rede Fantom cresceram em 30%.
Pelo lado positivo, em 5 de abril, a Neon lançou uma versão alfa para a primeira solução de escalabilidade e compatibilidade cruzada da Solana com a Ethereum Virtual Machine (EVM). Em 7 de abril, a Solana anunciou que mais de 1,6 milhão de endereços de rede atualmente possuem um NFT.
Um aplicativo DeFi se destacou no meio da multidão
Para confirmar se a queda de TVL é preocupante, deve-se analisar as métricas de uso de DApp.
Conforme mostrado pelos dados do DappRadar em 8 de abril, o número de endereços de rede Solana interagindo com aplicativos descentralizados aumentou em média 11%. Orca, uma exchange descentralizada (DEX) fácil de usar, foi o destaque absoluto, acumulando 153.290 usuários.
Embora o TVL da Solana tenha sido o mais atingido em comparação com plataformas de contratos inteligentes semelhantes, há um sólido uso de rede nos mercados DeFi e NFT, conforme medido pelos 212.230 endereços ativos do Magic Eden nos últimos 30 dias.
Os dados acima sugerem que os investidores de Solana não devem se preocupar com a correção mais recente. O ecossistema Solana é alimentado pela entrega de marcos importantes para a compatibilidade com Ethereum e integrações de mercado NFT. Enquanto isso acontecer, o potencial para uma maior valorização dos preços parece provável.
As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as opiniões do Cointelegraph. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco. Você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.
LEIA MAIS: