Solana está no fundo de ranking de risco técnico, diz relatório
A organização independente de classificação DeFiSafety teve poucos elogios para a Solana após suas repetidas interrupções e problemas de confiabilidade este ano.
A empresa, que gera Revisões de Qualidade de Processo (PQRs) para plataformas de criptomoedas e finanças descentralizadas (DeFi), divulgou um relatório sobre a Solana altamente crítico.
“Devido ao tempo de inatividade repetido, a Solana tem a segunda pior pontuação no ranking de risco técnico final das 15 cadeias que analisamos até agora”, afirmou.
- Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
A DeFiSafety não é uma empresa de segurança ou auditoria de código, mas analisa a qualidade do processo e a documentação por trás do código. A empresa canadense fornece pontuações de blockchain com base em vários fatores, como contratos e equipes inteligentes, documentação, testes, segurança, controles administrativos e oráculos.
Sem amor para a Solana
A Solana tem sido frequentemente apontada como “assassino do Ethereum”, mas falhou miseravelmente em cumprir essa afirmação. A rede sofreu pelo menos cinco interrupções totais ou parciais ou interrupções de serviço desde o início de 2022 e várias no ano anterior.
A última grande interrupção foi no dia 1º de junho, quando um bug impediu a obtenção de consenso que afetou a produção do bloco. A DeFiSafety afirmou:
“A pontuação base de Solana é baixa. Apesar de um repositório de software público e uma boa documentação, sua infraestrutura relacionada aos nós está abaixo da média.”
E acrescentou que há apenas uma implementação de nó e as atualizações são “manipuladas de maneira aleatória” sem nenhum processo para um nó de arquivamento. Ainda não está claro onde a blockchain armazena seu histórico sem atualizações documentadas na bridge da Solar depois que os arquivos foram abandonados.
Explorador de blocos da Solana não é páreo para o Etherscan
Além disso, o explorador de blocos Solscan não corresponde ao Etherscan em termos de utilidade, afirmou. Os pesquisadores do DeFiSafety relataram frequentes pesquisas com falha e erros 404 ao tentar visualizar transações mais antigas. “Isso levanta questões sobre a natureza de Solana como blockchain se não for facilmente verificável”.
A empresa também informou que o software de nós da Solana não foi auditado, embora a blockchian estivesse em uma auditoria de 2019 focada apenas na arquitetura.
“Isso é alarmante, dada a falta de processo formal relacionado à atualização de qualquer parte da Solana – a versão de produção da cadeia fica ao critério de qualquer colaborador principal que veja a solicitação de envio”.
Em seguida, o relatório passou para o assunto sombrio do tempo de inatividade de Solana e suas políticas de reinicialização da cadeia, que aparentemente estão nas mãos de apenas 25 validadores que o coordenam via Google Docs. Declarou que o potencial de manipulação da blockchain era alto, pois é controlado por um número tão pequeno de grupos, concluiu o relatório
“Em suma, a Solana apresenta risco técnico sistêmico. Não há dúvidas sobre isso. Os fundos do usuário, a nosso ver, estão em risco. Nós os penalizamos pesadamente pelo tempo de inatividade porque os usuários não podem acessar seus fundos quando a cadeia cai.”
Preço da SOL sofre
O outrora queridinho do espaço cripto está sofrendo no momento com seu token nativo eliminando todos os ganhos que obteve nos últimos 12 meses . A SOL caiu quase 50% no mês passado, uma liquidação acelerada por problemas de confiabilidade em abril, maio e junho.
Atualmente, o SOL caiu 85% em relação ao seu recorde histórico de novembro de US$ 260 e corre o risco de sair do top 10 de capitalização de mercado de criptomoedas. O ativo estava sendo negociado a US$ 38,43 após uma perda de 3,4% no dia, de acordo com a CoinGecko.
O valor total bloqueado em Solana também caiu mais de 75% nos últimos seis meses, de acordo com o Deillama.
O artigo Solana está no fundo de ranking de risco técnico, diz relatório foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.