Solana passa por lentidão na produção de blocos e rede é reiniciada
O problema está ligado à recente atualização da rede, da versão 1.13 para a versão 1.14, que afetou o tempo de finalização dos blocos
A rede Solana enfrentou uma desaceleração na produção de blocos em 25 de fevereiro após uma atualização no software validador. O incidente resultou em interrupções nas transações, e levou os validadores a retornarem à versão anterior do software na tentativa de restaurar o desempenho da rede.
O problema técnico começou por volta das 3h, horário de Brasília, levando os validadores voltar o software para a versão 1.13, em um esforço para restaurar as transações na rede. A ação, no entanto, não foi suficiente para fazer as operações da Solana voltarem à normalidade, forçando a decisão de reiniciar a rede na versão 1.13.6.
The Solana network is currently restarting after an issue during the upgrade from 1.13 to 1.14 that slowed block finalization
Once validators with 80% of stake have restarted the network will resume
You can track the progress of the restart here:https://t.co/HclrUqWQ2y
— Solana Compass (@SolanaCompass) February 25, 2023
“A rede experimentou uma desaceleração significativa na produção de blocos, que coincidiu com uma atualização do software validador. Os engenheiros ainda estão conduzindo uma análise sobre a raiz do problema”, observou o site Solana Compass.
O problema está ligado à atualização de 1.13 para 1.14, que atrasou a finalização do bloco. A rede Solana está reiniciando e, para retomar as operações, é necessário 80% de participação ativa online:
“Conforme mais validadores completam o processo de reinicialização, esse número subirá de acordo com o quanto eles delegaram para staking: isso significa que validadores maiores, como exchanges centralizadas, têm um impacto maior nos períodos de reinicialização.”
Uma solução para o incidente foi discutida entre os validadores de Solana durante algumas horas após o problema. O provedor de infraestrutura Chorus One observou em uma publicação no Twitter que o incidente “demonstrou como a rede é genuinamente descentralizada”. A Chorus One continuou:
“Sem todos esses debates, estaríamos de volta em uma hora. Mas, cada decisão ao longo do caminho, seja para voltar à versão anterior, reiniciar, ou quando mudar um retorno à versão anterior para um processo de reinicialização, é debatido. As votações ocorrem. No fim, demoramos de 8 a 10 horas para realizar uma recuperação, em vez de uma.”
Solana é uma blockchain de primeira camada e de código aberto. Sua arquitetura de rede de terceira geração foi projetada para facilitar contratos inteligentes e a criação de aplicações descentralizadas (DApp). A blockchain Solana foi lançada durante o boom das ICO, ocorrido em 2017. A rede de teste interna do projeto foi lançada em 2018, seguida por várias fases de redes de teste antes que a rede principal fosse lançada oficialmente em 2020.
Leia mais: