ETFs de Solana a caminho? Executivos opinam
O chefe de pesquisa de ativos digitais da VanEck, Mathew Sigel, afirma que os ETFs de Solana podem chegar aos mercados antes do esperado. A posição da empresa difere da da BlackRock, que acha que pode ser prematuro ter o instrumento financeiro agora.
A Solana continua sendo um caso formidável no mercado de criptomoedas. Primeiro, desafiou o Ethereum em termos de escalabilidade e métricas de taxa de rede antes de entrar no debate sobre os fundos negociados em bolsa (ETFs).
Sigel defende os ETFs de Solana, usando o mercado europeu como exemplo. Isso porque a região já tem vários ETPs (produtos negociados em bolsa) em funcionamento. Entre eles estão as opções de moeda única e cesta, com o pesquisador da VanEck dizendo: “Nosso objetivo é liderar essa inovação também nos EUA”.
ETFs de Solana são uma possibilidade
Em sua participação no podcast The Wolf of All Streets, Sigel reconheceu as atuais restrições regulatórias, cuja face é o atual presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler. Ele disse que o ambiente poderia mudar para melhor em breve, em meio a perspectivas de novas mudanças regulatórias, potencialmente abrindo portas para mais diversidade no mercado de ETFs cripto.
Conforme relatado pelo BeInCrypto, Sigel explicou recentemente as etapas para a aprovação de um ETF baseado em SOL, comparando o ativo ao ETH. Sua posição de que um ETF de Ethereum abre caminho para uma contraparte SOL permanece inalterada.
Sigel também fez eco ao compromisso da VanEck com as criptomoedas e ETFs, destacando a declaração do CEO da empresa, Jan Van Eck, durante a Conferência Bitcoin 2024. Ele disse que 30% de seus ativos pessoais [do CEO] estão em Bitcoin
Como Sigel prevê um clima regulatório melhor, vale a pena lembrar as expressões de Donald Trump durante a Conferência Bitcoin 2024 em Nashville. Ele se comprometeu a substituir Gensler se for eleito presidente, apelando efetivamente para os eleitores cripto. Mudanças regulatórias seriam um dado adquirido com um novo presidente na SEC.
O presidente da ETF Store, Nate Geraci, acredita no contrário, juntando-se a Sigel na esperança de melhores regulamentações. Outros, como o analista Miles Deutscher, mantêm uma posição morna. Em sua opinião, seria prematuro descartar um ETF Solana, considerando “a rapidez com que as criptomoedas crescem e a tração que as coisas ganham em um curto espaço de tempo”.
Leia mais: ETF de Solana explicado: o que é e como funciona
BlackRock mantém ceticismo
No entanto, a BlackRock acredita no contrário. O chefe de ativos digitais da gestora de ativos, Robert Mitchnick, citou diferenças de capitalização de mercado e maturidade entre as principais criptomoedas e ativos menores. Com base nessas métricas, ele disse que a BlackRock não tem planos imediatos para um ETF de Solana.
“Não acho que veremos uma longa lista de ETFs de cripto. Se você pensar no Bitcoin, hoje ele representa cerca de 55% da capitalização de mercado. O Ethereum está em 18%. O próximo ativo plausível para investimento está em cerca de 3%. Ele simplesmente não está perto de atingir esse patamar ou registro de maturidade, liquidez, etc.”, disse Mitchnick.
Embora a BlackRock atualmente esteja inclinada para o mercado cripto, futuros de cripto e ETFs de cripto, Cohen descartou as perspectivas de um ETF Solana, citando preocupações com a capacidade de investimento.
“Não no curto prazo. Analisamos a capacidade de investimento para ver o que atende aos critérios e a barra a ser entregue em um ETF. Para nós, neste momento, tanto em termos de capacidade de investimento quanto pelo que ouvimos de nossos clientes, o Bitcoin e o Ethereum atendem a esse critério. Acho que ainda vai demorar um pouco para vermos qualquer outra coisa [ETF Solana]”, disse Cohen em uma entrevista à Bloomberg.
Enquanto isso, a comissária da SEC, Hester Pierce, acredita que o órgão regulador precisa ser mais convincente antes de dar luz verde a um ETF de Solana. Em uma entrevista, ela disse que há dúvidas sobre o que os comissários da agência consideram como segurança ou não.
Mesmo enquanto as conversas sobre os ETFs de Solana continuam, os grandes detentores se posicionam para obter recompensas. Atualmente, apenas a VanEck e a 21Shares entraram com pedido para listar o instrumento financeiro. A Chicago Board Options Exchange (CBOE) também aumentou as chances, registrando o formulário 19b-4s para ETFs de Solana e convidando o público a comentar.
Apesar do entusiasmo, os dados do BeInCrypto mostram que a SOL caiu 8%. Negociada a US$ 168,40, o ativo está em tendência de baixa à medida que todo o mercado de criptomoedas opera em queda hoje.
O artigo ETFs de Solana a caminho? Executivos opinam foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.