Softbank, o maior investidor do Uber, nega acordo com Bitmain e outros investimentos
Um funcionário da Softbank negou seu envolvimento no acordo de investimento com Bitcoin (BTC), gigante da mineração Bitmain, que foi divulgado na semana passada por fontes de mídia cripto-mainstream.
Como publicado anteriormente, a Bitmain havia supostamente selado um acordo de financiamento de oferta pública inicial (IPO) que levou sua avaliação a US $ 15 bilhões. Tanto o conglomerado chinês de tecnologia Tencent quanto o SoftBank, do Japão – outro gigante de tecnologia, cuja participação de 15% no Uber faz dele o maior acionista do aplicativo – estavam supostamente envolvidos.
Depois de receber uma denúncia anônima de que a Tencent e a Softbank não estavam realmente envolvidas em nenhum acordo com a Bitmain, a Cointelegraph entrou em contato com a SoftBank e a Tencent para confirmação.
Como resposta ao pedido de informações da Cointelegraph, Kenichi Yuasa, do Escritório de Comunicação Corporativa do SoftBank Group Corp. declarou:
“Nem o SoftBank Group Corp. nem o SoftBank Vision Fund estavam de alguma forma envolvidos no negócio.”
Apesar dos inúmeros pedidos de esclarecimento, ninguém na Tencent negou ou confirmou o acordo para a Cointelegraph.
Em resposta a um pedido de mídia da Cointelegraph, Bitmain se recusou a comentar o assunto.
A história original sobre a participação da SoftBank e da Tencent em um acordo com a Bitmain foi divulgada pela publicação chinesa QQ em 4 de agosto. Em uma versão do artigo traduzida pelo Google, QQ afirmou:
“O continente completou oficialmente a assinatura da rodada Pré-IPO. Esta rodada de investidores inclui Tencent, Softbank [sic] e China Gold. A atual rodada de financiamento é de 1 bilhão de dólares, e a valorização pré-investimento é de 14 bilhões”.
Depois que a história foi publicada, não houve confirmações oficiais ou negações da SoftBank ou da Tencent sobre sua participação em um acordo de investimento com a Bitmain.
O relatório da QQ foi divulgado por fontes de mídia como Business Insider, que informou em 14 de agosto que Bitmain havia fechado uma rodada de financiamento de US $ 1 bilhão liderada pela gigante chinesa de tecnologia Tencent e SoftBank do Japão, ligando sua fonte como site de mídia de criptografia CCN Yahoo!. A Finance também repostou a história sobre a avaliação da Bitmain da CCN, também relacionada à cobertura do assunto da fonte de notícias de criptomoedas CoinDesk.
Enquanto a mídia começava a reportar o SoftBank e a Tencent supostamente participou de um acordo com a Bitmain, elevando a avaliação da empresa para US $ 15 bilhões, Samson Mow, da Blockstream, twittou em 11 de agosto uma imagem – supostamente do deck de investidores pré-IPO da Bitmain. uma grande quantidade de Bitcoin Cash (BCH).
Em 12 de agosto, Samson Mow também twittou duas imagens dos resultados do primeiro trimestre de Bitmain, uma em chinês e outra no Morgan Stanley, comentando:
“Por que a Bitmain está elevando o capital tão rápido e mostrando apenas os resultados do primeiro trimestre para os investidores pré-IPO? Estamos bem no Q3 agora. A razão é que o Q2 foi um desastre. A Bitmain está com US $ 1,24 bilhão em estoques e os preços da S9 caíram ~ 85%! As perdas no segundo trimestre variam entre US $ 600 e US $ 700 milhões.
Em resposta aos tweets de Mow, Crypto Herpes Cat publicou um acompanhamento sobre Medium, explicando várias teorias sobre como Bitmain acabou com tanto BCH – além de vender BTC para BCH, como Mow pretendia – e o que eles estão fazendo com o ASIC em um mercado de urso, escrevendo:
“Como você percebe o valor deste negócio cripto de monolito e suas propriedades? Você faz o IPO e repassa a oferta em uma enorme oferta de ações e espera que os investidores não percebam que todos os seus ativos atuais são muito, muito ilíquidos.”
Já em junho, o CEO da Bitmain, Jihan Wu, insinuou os planos da empresa para lançar seu IPO na Bolsa de Valores de Hong Kong. A publicação chinesa QQ – a mesma fonte que alegou envolvimento da Tencent e da Softbank no recente acordo de financiamento – sugeriu recentemente que a empresa será avaliada em US $ 30 bilhões.
Os investimentos aparentemente refutados vêm depois de um ano de relatórios que pareciam indicar a surpreendente lucratividade da Bitmain.
Fonte: Cointelegraph