Sites do governo indiano são alvos de hackers que mineram criptomoedas

Talvez em resposta à política linha dura que autoridades indianas vem adotando em relação às criptomoedas, ou simplesmente como forma de ganhar dinheiro fácil, hackers invadiram servidores e modificaram o código de uma série de sites do Governo Indiano para inserir um script de mineração, o CoinHive, que rouba poder computacional dos usuários que acessam o serviço para minerar criptomoedas.

A descoberta, segundo o Economic Times, foi feita por pesquisadores que identificaram que sites que ofereciam serviços públicos como o da administração municipal de Andhra Pradesh (AP), da Corporação Municipal de Tirupati e do município de Macherla, além de uma outra centena de portais ligados às adminsitrações municipais, haviam sido infectados por malwares destinados ao sequestro de poder de processamento dos usuários.

“Os hackers têm como alvo os sites do governo em busca de inserir scripts de mineração porque esses sites recebem alto tráfego e a maioria das pessoas confia neles. Anteriormente, vimos muitos sites do governo sendo clonados para enganar a população, agora, injetar scripts de mineração está mais na moda, pois o hacker pode ganhar dinheiro fácil e com menos risco”, destacou Indrajeet Bhuyan, um dos pesquisadores de segurança por trás da revelação.

No entanto, apesar da descoberta e da declaração de JA Chowdary, o consultor de TI do ministro-chefe da AP, nada de concreto foi feito para corrigir o problema. O código de malware continua a ser executado nos portais públicos do município.

Os hackers estão usando cada vez mais o cryptojacking pois não requer habilidades técnicas significativas, poussi baixo custo de implementação e maior garantia quanto ao anonimato do autor. Na dark web é possívl encontrar “kits de cryptojacking” sendo vendidos por US$30, tornando assim uma alternativa mais barata que um ataque de ransomware.

loading…

Fonte: Criptomoedas Fácil

Você pode gostar...