Singapura terá Sistema de Pagamentos em Blockchain
Notícias do Bitcoin Brasil
O banco central de Singapura anunciou uma parceria com a auditora Deloitte, a desenvolvedora de sistemas em blockchain Anquan e a bolsa de valores Nasdaq para a criação de um sistema de pagamentos em blockchain no âmbito da Bolsa de Valores de Singapura (SGX).
A Autoridade Monetária de Singapura (MAS) planeja criar um mecanismo “Delivery versus Payment”, que dá segurança a transações por meio da realização simultânea do pagamento e da entrega de ativos virtuais, ou tokens, em várias plataformas em blockchain.
Inserida no Projeto Ubin, a iniciativa é mais uma das frentes da tentativa do governo de Singapura de se tornar mais amigável a blockchain. O Projeto traz uma série de medidas que visam adaptar a jurisdição local às novas tecnologias.
Segundo o diretor de tecnologia da SGX e líder dessa campanha, Tinky Gupta, a tecnologia blockchain irá permitir a ligação eficiente de fundos com valores mobiliários, eliminando os riscos de pagamento tanto para compradores quanto devedores.
Sopnendu Mohanty, Diretor Executivo de Fintechs do MAS, afirmou que o “blockchain está transformando radicalmente o modo como transações financeiras ocorrem hoje”, e que o fato de três grandes empresas estarem interessadas em construir essa iniciativa mostra “o interesse comercial em tornar isso uma realidade”.
Um estudo realizado pelo Banco Central do Brasil já demonstrou interesse em aplicar blockchain em seu sistema de pagamentos. No entanto, a ideia por enquanto se restringe a um sistema alternativo de emergência, que seria acionado em caso de falha do mecanismo atual.
________________________________________________________________________
Pedro Duarte Pinho, estudante de direito da Universidade de São Paulo é membro do CEM – Centro de Estudos do Mercado Financeiro e de Capitais
________________________________________________________________________
O post Singapura terá Sistema de Pagamentos em Blockchain apareceu primeiro em Bitcoin Brasil.