Singapura é primeiro país a conceder licença de tokens digitais a uma exchange

Singapura deu mais um passo para garantir sua posição como polo fintech após a aprovação regulatória de serviços de tokens de pagamentos digitais para exchanges de criptomoedas.

A Autoridade Monetária de Singapura (MAS) concedeu uma “aprovação em princípio” para a exchange de criptomoedas Idependent Reserve, permitindo que ela opere como um provedor regulamentado para serviços de tokens de pagamentos digitais.

Os reguladores financeiros do país classificam estes tokens como qualquer “representação digital criptograficamente protegida de valor que é usada ou destinada a ser usada como meio de troca”.

De acordo com a Bloomberg, esta é a primeira exchange a receber aprovação principal para uma Licença de Instituição de Pagamento.

Adrian Przelozny, CEO da Independent Reserve, disse que a aprovação proporciona certeza para a empresa como participante do setor e segurança para seus clientes, acrescentando:

“Ser uma das primeiras exchanges de criptomoedas a ser notificada pelo MAS de nossa aprovação de licenciamento em princípio é um reflexo da robustez das políticas, procedimentos e sistemas de gestão de risco que implementamos para orientar nossas operações no dia a dia,”

Cerca de 170 candidatos se inscreveram para fornecer serviços de pagamentos de tokens digitais desde o início da Lei de Serviços de Pagamento em janeiro de 2020, de acordo com o Ministro Sênior e Presidente do MAS, Tharman Shanmugaratnam.

No final de julho, ele afirmou que 30 pedidos foram retirados após o envolvimento com o regulador financeiro, e dois foram rejeitados. Cerca de 90 prestadores de serviços operam com isenção de licença.

A Idependent Reserve foi estabelecida na Austrália em 2013 e expandida para Singapura em 2020, para fornecer uma plataforma de criptoativos e serviços de negociação OTC para indivíduos e instituições.

A exchange tem atualmente mais de 200.000 clientes na Austrália e ao redor do mundo e conta com a confiança de mais de 8.000 fundos autogerenciados. Ela é regulamentada pela AUSTRAC de acordo com a Lei de Financiamento ao Terrorismo contra a Lavagem de Dinheiro de 2018.

De acordo com o CoinMarketCap, a IR tem um volume diário de US$ 9,6 milhões e oferece 54 criptomoedas em seu mercado tradicional de negociação.

Adoção de criptomoedas

A exchange realizou uma pesquisa no mês passado revelando que aproximadamente 43% dos cidadãos de Singapura possuem alguma criptomoeda. A nação é um dos principais países da região em adoção a esses ativos, já que houve restrições regulatórias na China, Índia, Japão, Tailândia e Coreia do Sul este ano.

No início de julho, a Binance foi alvo de alerta da Autoridade Monetária de Singapura, que se juntou à extensa lista de países que estão reprimindo a empresa, considerada a maior exchange de criptomoedas do mundo.  

O artigo Singapura é primeiro país a conceder licença de tokens digitais a uma exchange foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...