Singapura vai testar moeda digital do banco central em parceria com a China
Banco central de Singapura vai unir forças com a China para testar CBDCs.
O banco central e a autoridade reguladora financeira de Singapura buscam cooperar com a China no campo do dinheiro digital do banco central.
Ravi Menon, diretor da Autoridade Monetária de Singapura, ou MAS, expressou a disposição do país de entrar em estreita cooperação com a China em relação às moedas digitais.
Em um fórum financeiro em Xangai, Menon destacou o progresso da China no desenvolvimento de sua moeda digital do banco central, ou CBDC, conhecido como yuan digital. Singapura, que também está explorando ativamente os CBDCs baseados em blockchain, está procurando trocar conhecimentos e experiências com a China, informou a Sina Finance em 18 de junho.
Menon disse que o CBDC é atualmente um tópico muito quente, observando que Singapura e o banco central da China estão discutindo vários cenários de desenvolvimento do CBDC.
Destacando que as razões para o desenvolvimento de um CBDC variam de país para país, o funcionário enfatizou que o principal objetivo do projeto de CBDC de Singapura é reduzir os custos de pagamento e liquidação além-fronteiras, reduzir o tempo de liquidação e garantir a segurança das transações.
BC de Singapura quer cooperar com Libra
No evento, Menon também mencionou o polêmico projeto de stablecoin do Facebook, Libra. O funcionário observou que Libra é um grande desafio para o sistema global do banco central, mas o projeto também tem “grande flexibilidade”, enquanto a equipe Libra está comprometida em trabalhar em estreita colaboração com os reguladores globais. “Não devemos rejeitar o valor de Libra, mas devemos ter mais discussões com eles”, acrescentou Menon. O funcionário anteriormente expressou uma posição semelhante com relação ao Libra no verão de 2019.
A Autoridade Monetária de Singapura trabalha em seu projeto de pagamento interbancário em blockchain desde o final de 2016. Anunciado oficialmente em 2018, o chamado “Projeto Ubin” é um esforço colaborativo para explorar o uso do blockchain na compensação e liquidação de pagamentos. e valores mobiliários.
China tem planos para enfrentar dólar digital e Libra
Em junho de 2019, o banco central da China estava correndo para lançar seu yuan digital à frente do Libra do Facebook. Enquanto o CBDC da China já está sendo testado em algumas cidades, especialistas estão confiantes de que a China poderá lançar seu yuan digital sem que os cidadãos percebam a mudança.
Foi relatado em meados de junho que a China também está planejando uma moeda digital do leste da Ásia para obter mais independência do dólar dos Estados Unidos. A moeda digital planejada incluiria uma cesta de moedas regionais como o yuan chinês, o iene japonês, o won sul-coreano e o dólar de Hong Kong.
LEIA MAIS
- Regulador Financeiro do Reino Unido diz que investigações cresceram 74% em 2019
- Desenvolvedor discute vulnerabilidade de rede do Bitcoin
- Previsões: Tom Lee espera BTC crescendo 40% até metade de 2018
- Presidente da África do Sul renuncia enquanto bancos adotam blockchain