Singapore Power revela blockchain para o comércio de energia renovável
A Singapore Power Group, fornecedora de serviços públicos de energia do país, lançou um mercado acionado por blockchain para certificados de energia renovável (RECs).
A empresa anunciou em um comunicado à imprensa que a plataforma é “projetada e construída internamente” e permite que as organizações negociem RECs – certificados negociáveis que representam energia gerada por fontes renováveis, como a solar. A tecnologia blockchain traz a plataforma “segurança, integridade e rastreabilidade de cada transação REC.”
Quando uma entidade compra RECs, a energia renovável é gerada em seu nome pelos produtores. O comunicado diz que os compradores são automaticamente combinados com vendedores na plataforma blockchain, ajudando as empresas a atingir suas metas de sustentabilidade.
“Por meio da tecnologia blockchain, permitimos que as empresas negociem certificados de energia renovável de forma conveniente, transparente e segura, ajudando-as a alcançar operações de negócios mais ecológicas e atingir suas metas de sustentabilidade”, disse Samuel Tan, diretor digital da Singapore Power.
Segundo o grupo, os primeiros compradores que se inscreveram em sua plataforma blockchain são a City Developments Limited (CDL) e o DBS Bank. Desenvolvedores de energia solar, como a Cleantech Solar Asia e a LYS Energy Solutions, também já aderiram à plataforma como vendedores. A Katoen Natie Singapore, que deverá lançar uma instalação de energia solar no país em breve, também se juntou como vendedora do REC.
No início deste mês, a Public Utilities Commission de Nevada, agência governamental encarregada de supervisionar e regular os serviços públicos de eletricidade no Estado, disse que estava procurando implementar o blockchain para seu sistema de rastreamento de crédito de energia.
Fonte: Guia do Bitcoin