Governo de Cingapura lidera projeto ‘OpenCerts’ para emitir certificados de graduação em blockchain

Instituições governamentais de Cingapura estão liderando novo projeto blockchain para digitalizar certificados de graduação com blockchain

Estudantes de 18 instituições educacionais em Cingapura vão receber certificados digitais baseados em blockchain a partir de 2019, segundo a agência de notícias local Tech in Asia noticiou em 3 de maio.

A iniciativa é parte de um projeto do governo de Cingapura chamado OpenCerts, que foi co-desenvolvido pelo Ministério da Educação, a Agência de Governamental de Tecnologia  (GovTech), assim como o movimento educacional do país SkillsFuture Singapore (SSG) e a instituição superior Ngee Ann Polytechnic (NP).

Suportada pela blockchain Ethereum (ETH), a plataforma de código aberto OpenCerts é esperada para oferecer uma forma confiável de emitir e verificar certificados, impulsionar a segurança de dados, a eficiência de processos de emissão e validação, e reduzir custos associados com certificados de papéis tradicionais.

Patrice Choong, diretor do Sandbox – Innovation and Entrepreneurship Office da NP, disse que a instituição decidiu implementar tecnologia blockchain na emissão e verificação de certificados devido a problemas de produtividade, segundo o canal de notícias do sudeste asiático Channel NewsAsia noticiou.

Segundo Choong, a adoção da plataforma remove dois importantes requisitos como a necessidade de um documento distribuído fisicamente e a necessidade de requerimentos de verificação.

O projeto OpenCerts foi lançado inicialmente como piloto em 2018 pela GovTech e NP, com a primeira leva de certificados digitais emitida para graduandos da NP. De acordo com a matéria, a instituição emite cerca de 10.000 cópias físicas de certificados todo ano, com todas elas sendo impressas e carimbadas, enquanto os pedidos de verificação de funcionários estariam na casa dos 2.000.

No começo do ano, a Universidade do Bahrain teria começado a emitir diplomas em blockchain usando o padrão aberto Blockcerts em parceria com a Learning Machine.

Você pode gostar...