Sicred declara ao CADE que não tem nada contra exchanges de Bitcoin e manteve conta de empresa acusada de pirâmide

Banco Sicred declara que não tem nada contra empresas de Bitcoin mesmo tendo encerrado conta corrente de duas empresas de criptoativos

A Sicred declarou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica, CADE, que não tem nada contra exchanges de Bitcoin e criptomoedas.

Assim, em um documento compartilhado com o regulador, dentro do processo Exchanges X Bancos, que tramita no CADE, o Sicred declarou que trata as empresas de cripto como qualquer outro cliente da instituição.

“O que se percebe é que o Sicredi jamais obstou que corretoras de criptomoedas tivessem acesso aos seus serviços”, declarou.

No entanto destacou que já encerrou contas de empresas ligadas a criptoativos no Brasil.

E, neste ponto, cita como exemplo o encerramento das contas da CoinBR Serviços Digitais Ltda. (“CoinBR”), a Bit Select Ltda. (“Bit _Select”)

Sicred

A instituição ressaltou ainda que a criação de um CNAE próprio para as empresas de criptomoedas não afetará em nada seus procedimentos.

Assim, segundo informou a Sicred, um CNAE não implicará qualquer alteração nos procedimentos adotados pelo Sicredi para abrir, fiscalizar e encerrar contas.

“A criação de um CNAE destinado para enquadramento de atividades de corretagem e custódia de criptoativos não trouxe nem trará qualquer alteração para o processo de avaliação dos pedidos de aberturas de contas correntes pelas Cooperativas do Sicredi, tampouco para a sua manutenção”

Por fim, o Sicredi registra que não possui participação acionária direta ou indireta em quaisquer corretoras de criptoativos.

Pirâmide

Contudo, a instituição financeira, informou ao CADE que manteve aberta uma conta corrente para a empresa Bitpago Soluções de Pagamento Ltda.

No entanto a empresa citada pelo Sicred vem sendo investigada pelo Ministério Público e pela Polícia Federal por seu possível envolvimento na pirâmide financeira, Minerworld.

A Bitpago foi inclusive uma das empresas alvo da Operação Lucro Fácil, realizada no Matro Grosso do Sul, e que desarticulou a Minerworld.

LEIA MAIS

Você pode gostar...