Mark Zuckerberg é quem deve nos guiar ao metaverso? Líderes da criptosfera abrem o debate

“Para que ele tenha uma ficha limpa para a Meta, ele deve renunciar e ter um novo CEO para dirigi-lo”, disse Jenny Ta.

Os líderes da criptosfera estão divididos sobre se Mark Zuckerberg deve conduzir o Facebook ao metaverso, com Jenny Ta da Hodl Asset dizendo que ele precisa renunciar se a Meta quiser ter sucesso, enquanto Yat Siu da Animoca disse que Zuckerberg é o único que pode levar a empresa adiante.

Ta é o diretora de operações do desenvolvedor de plataforma de tokens não fungíveis (NFTs) Hodl Assets e disse que Zuckerberg precisa evitar ações judiciais e proteger a imagem da empresa renunciando ao seu papel de CEO.

Mas o cofundador e presidente da desenvolvedora de blockchain de jogos e propriedade virtual Animoca Brands, Yat Siu, disse que Zuckerberg é uma “força da natureza” que pode tornar a ideia da Meta uma realidade – mas que ele espera a adoção de um modelo descentralizado.

Os comentários surgiram à luz da recente mudança da marca do Facebook para Meta, em que a empresa tem como objetivo fornecer uma plataforma para os criadores construirem negócios virtuais online e lançar seu negócio de hardware de realidade virtual chamado “Reality Labs” no caminho para a criação do metaverso.

Metaverso de Zuckerberg

Ta disse ao Cointelegraph que, devido ao escrutínio regulatório dirigido ao CEO sobre a mineração de dados do Facebook, políticas de privacidade e conteúdo, seria melhor se ele renunciasse para fornecer a Meta uma ficha limpa. Ela passou a fazer comparações com Bill Gates e a Microsoft no início dos anos 2000.

“Bill Gates, quando ele ainda era o CEO da Microsoft, era um monopolista. Então, o governo foi atrás dele de forma radical. Processos após processos até que um dia ele disse: ‘Chega. Para salvar a empresa, preciso renunciar. “E adivinhe? Funcionou.”

Ta sugeriu que figuras como Zuckerberg, Gates e Jeff Bezos nunca realmente querem “deixar o trono”, mas farão isso para “proteger sua riqueza” e reparar a imagem de sua empresa, se necessário.

“A riqueza de Mark Zuckerberg é o Facebook, não o metaverso. O metaverso ainda não provou nada para ele. […] Para que ele tenha uma ficha limpa para a Meta, ele deve deixar o cargo e deve ter um novo CEO para dirigi-la.”

Embora Siu não seja necessariamente um fã do metaverso do Facebook, ele acha que Zuckerberg precisa permanecer no comando. Siu descreveu o CEO como uma “força da natureza” que está mais focado em fazer seus projetos cruzarem fronteiras do que em receber compensação monetária nesta fase.

“Essa é a ironia. Acho que é preciso Mark Zuckerberg para que a Meta cumpra essa visão, porque é uma organização liderada pelo fundador, certo? Você sabe, diga o que quiser sobre todas as coisas que Mark pode ter feito inadvertidamente. Ele é brilhante. Ele é uma das pessoas mais inteligentes do mundo. Ele vai conduzir a organizaçãocomo uma missão. ”

Onde Siu vê um problema, no entanto, é se a organização será “capaz de ir com ele na velocidade que ele deseja e também treinar com ele de forma adequada”. Siu também acha que Meta e Zuckerberg precisam reconsiderar seu atual modelo de negócios centralizado se quiserem realmente criar um metaverso “aberto” e bem-sucedido:

“Acho que o Facebook está enfrentando um dilema inovador que pode contrariar o que Mark gostaria de fazer.”

Adoção convencional

Falando de forma mais ampla, Ta comparou o estado atual do metaverso à adoção inicial de mensagens de texto quando as ligações eram o padrão. Ta usou o exemplo de sua mãe que no início não via sentido em usar a tecnologia, mas cinco a 10 anos depois, era um de seus principais métodos de comunicação:

“Os 5% do mundo que realmente sabem o que é o metaverso são [como] aqueles que usaram [pela primeira vez] mensagens de texto há 20 anos.”

Siu acha que a “adoção em massa” está chegando, já que as conversas sobre o espaço mudaram de um tópico de nicho para algo que está alcançando um público dominante.

“Chegou-se a esse ponto onde cada interação se torna exponencial em foco porque não é mais uma pessoa falando com uma pessoa que apresenta outra pessoa. São 1.000 pessoas falando para 1.000 pessoas que estão criando alguns milhares de pessoas que estão vindo para o espaço ”, disse ele.

“Agora teremos que falar sobre como passamos de dezenas de milhões para centenas de milhões.”

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