Armas, dragões e Doctor Who: o Demo Day da Blockchain Game Alliance

O evento Game Demo Day em duas partes destacou a diversidade e inovação no setor de jogos blockchain.

Para uma indústria faminta por usuários finais, poucas coisas parecem mais atraentes para o mundo do blockchain do que os games. Prevê-se que o mercado global de jogos gere mais de US$ 159 bilhões em receitas em 2020 e, em uma recente conferência digital de dois dias, a Blockchain Gaming Alliance deixou claro que seus membros pretendem devorar uma fatia desse bolo.

Existem cerca de 2,7 bilhões de jogadores em todo o mundo, ou cerca de um terço da população global. Em termos de adoção convencional, isso coloca os jogos em um nível semelhante a respirar oxigênio e beber água.

Se apenas uma fração desses jogadores tivesse a tecnologia blockchain em suas vidas… bem, vamos apenas dizer que a indústria de criptomoedas há muito anseia por esses níveis de disseminação entre a população em geral.

Felizmente, a blockchain apresenta uma série de casos de uso atraentes para atrair os jogadores para seu rebanho, e a tecnologia traz uma nova gama de possibilidades para o meio.

A Blockchain Game Alliance foi formada para ser o canto da sereia que promoveria os benefícios da tecnologia blockchain para a indústria de jogos em geral. O BGA incentiva a adoção de jogos descentralizados, tokens não fungíveis e até mesmo elementos de finanças descentralizadas, destacando novas maneiras de criar, publicar, jogar e construir comunidades fortes em torno dos jogos.

Os membros da BGA representam todos os aspectos das indústrias de jogos e blockchain, e a organização realiza apresentações e workshops regulares. Também se dedica a promover a diversidade e encorajar mais mulheres a se tornarem parte da indústria de jogos de blockchain.

O evento mais recente, dividido em duas partes nos dias 4 e 11 de novembro, foi o BGA Game Demo Day, permitindo aos membros a oportunidade de exibir seus últimos desenvolvimentos e ofertas futuras.

E foi assim que passei as últimas duas noites escuras e chuvosas de quarta-feira de outono grudado na minha tela, rabiscando notas e me surpreendendo com o futuro anunciado nos jogos baseados em blockchain.

Mas, primeiro, um aviso. Como havia tantos jogos mostrados nas duas partes do evento, tentei me concentrar em jogos que não foram apresentados anteriormente aqui no Cointelegraph.

Dito isso, este artigo analisará uma gama incrivelmente diversa de jogos habilitados para blockchain, incluindo experiências de realidade virtual e aumentada de ponta, títulos de RPG em mundo aberto, lutadores de cartas colecionáveis ​​de mesa clássicos e até mesmo uma masmorra multiusuário baseada em texto , ou MUD, um formato de jogo quase esquecido que existe desde os anos 1990.

Pedaços de realidade

A marcha lenta e sem sentido da existência cotidiana está deixando você para baixo? Bem, por que não trocar isso pela nova realidade virtual do Somnium Space?

Talvez a demo mais visualmente impressionante do evento, Somnium Space é um universo 3D aberto e persistente, permitindo aos usuários criar e interagir com quase tudo que desejarem.

Acessível por meio de um fone de ouvido e de um equipamento de VR ou navegador da web padrão, a demonstração apresentou uma galeria de arte NFT na qual os usuários compram a arte diretamente do universo do jogo.

Ou talvez você prefira sua realidade aumentada? Nesse caso, talvez Reality Clash seja mais sua praia?

Disponível agora nas lojas iOS e Google Play, este atirador AR coloca seu avatar em um campo de batalha online chamado ‘The Sim’, onde seus movimentos no mundo real se traduzem em ação no jogo.

Reality Clash é tudo sobre as armas, que são NFTs que podem ser construídos, atualizados e vendidos para outros jogadores. No entanto, eu duvido que mesmo uma arma que tenha uma alta taxa de morte e de tiros na cabeça verificáveis ​​por blockchain não consiga transformar meus dedos desajeitados nos de um atirador mestre.

Fichas de fliperama

Houve várias demos de jogos casuais e de arcade nas duas noites (ou manhãs, dependendo de onde você estava no mundo).

Gala Games ’Town Star é um simulador de construção de fazenda que pode ser jogado no celular ou via navegador. Apresenta competições semanais com prêmios em dinheiro para jogadores que podem cultivar e vender ao máximo um tipo específico de safra. Ele também possui itens de inventário de criptomoedas que podem ser coletados e integrados em bots para automatizar certas tarefas.

Mib Trek, por sua vez, leva você a uma caça ao tesouro através de vários universos baseados em mármore em busca de mármores de “gênese”. Eles estão escondidos em diferentes carteiras Ethereum (ETH), que você pode desbloquear após solucionar as pistas encontradas no jogo.

A jogabilidade de Mib Trek é do tipo “combinar três”, mas várias missões recompensam diferentes tipos de bolas de gude. Eles devem ser coletados e fundidos em tipos compostos para criar os cristais que o levarão aos mármores de gênese.

Outro jogo inspirado na mineração, Mines of Dalarnia, demonstrou vários novos recursos solicitados pelo usuário, incluindo tokenomics mais complexos. Este jogo de mineração tipo Dig Dug exige que os jogadores explorem minas em busca de minerais para atualizar seu equipamento, dando-lhes acesso a ainda mais minas.

Todos os elementos do jogo são representados por tokens criptográficos, e o tema de mineração parece especialmente adequado para um jogo de blockchain.

Espaços de negociação

Os fãs das batalhas de cartas colecionáveis ​​não ficaram decepcionados, já que havia dois games em exibição durante o evento.

Dark Country combinou elementos temáticos do Velho Oeste americano e rituais do ocultismo escuro para criar um ambiente gótico único. A habilidade deve ser usada para construir um impressionante baralho de cartas com o qual batalhar, e a jogabilidade será familiar para qualquer pessoa que já tenha jogado jogos de cartas competitivos.

A estrutura de batalha de Dark Country vê fases distintas da batalha, já que as cartas mais poderosas só podem ser jogadas em estágios posteriores, o que significa que a estratégia de longo prazo é a chave para o sucesso.

Outro jogo de cartas colecionáveis ​​que vi, que tenho certeza que agradará a muitos, foi Doctor Who: Worlds Apart. Este jogo totalmente licenciado apresenta um elenco de personagens de toda a história de 57 anos da saga Doctor Who.

A arte de cada personagem foi desenhada à mão e posteriormente aprovada pela BBC na tentativa de transformar os cartões em itens colecionáveis ​​reais. Infelizmente, os jogadores terão que esperar um ano antes de poderem jogar o jogo, embora uma pré-venda de cartas esteja marcada para dezembro.

Multiplayer

RPGs para múltiplos jogadores, ou MMORPGs, estiveram bem representados no evento.

Ember Sword é um mundo isométrico no qual a coleta de recursos, a criação, a comercialização e as habilidades de polimento levam a um ataque avançado de monstros.

Ao contrário de muitos jogos de blockchain, Ember Sword desafiadoramente não é pago para jogar e, como tal, os itens de missão não são mantidos em cadeia. No entanto, você pode coletar e negociar NFTs colecionáveis ​​cosméticos e até mesmo comprar um terreno para construir e obter receita.

A plataforma Enjin mostrou brevemente outro RPG isométrico chamado Lost Relics, embora isso fosse principalmente para demonstrar a capacidade de usar certos NFTs em vários jogos através do multiverso Enjin.

Wavelings é um MMORPG de terceira pessoa ambientado em um universo distópico de ficção científica. No entanto, a demonstração mostrada ainda estava em estágios iniciais, com o teste aberto não sendo planejado até o quarto trimestre de 2021.

The Six Dragons é um RPG de fantasia de mundo aberto totalmente apoiado pela tecnologia blockchain. Ele tem toques inovadores, como permitir que o detentor de uma receita de item raro forneça serviços de criação para outros jogadores – por uma taxa, é claro.

Em breve chegará à série Playstation, tornando-se o primeiro jogo blockchain a ser lançado em um console importante.

Destaques e curiosidades

Apesar da diversidade deste público, houve alguns jogos que realmente se destacaram.

Soccer Manager Elite, caso você ainda não tenha adivinhado, é uma simulação de gerenciamento de futebol descentralizado.

Os gerentes podem escolher as táticas e escalações da equipe, e os jogadores também podem comprar ações em vários clubes e jogadores. Isso lhes dá direito de voto em decisões como quem contratar como administrador e fazer com que os clubes atuem essencialmente como organizações autônomas descentralizadas em miniatura.

A Segunda Legião apresentou o que descreveu como “Tabuleiros Raros”. Estas são peças de arte digital com jogos autônomos jogáveis ​​em camadas sobre a arte. O primeiro jogo é um simulador de dardos sobre um NFT com obras de arte do renomado criptógrafo Alotta Money.

E finalmente… Waterdeep é um jogo de aventura online baseado em texto, que está no ar desde 1997. Recentemente, integrou um token de governança ERC-20 chamado Duma, permitindo aos usuários votar em novas sugestões de regras para o jogo.

Ele também possui bots integrados que podem ler e interagir com contratos inteligentes no blockchain diretamente de dentro do próprio jogo. É realmente surpreendente ver o que muitos considerariam uma relíquia, pelo menos em termos de jogo, interagindo com a tecnologia de blockchain para implementar novos recursos.

Olhar para o futuro

E isso era tudo o que um espectador conseguia captar! Felizmente, qualquer pessoa que deseje assistir o Game Demo Day da BGA por conta própria ainda pode fazer isso, já que os streams da Parte UM e da Parte DOIS estão disponíveis no YouTube.

Com tantos jogos interessantes, desafiadores e únicos disponíveis agora e no horizonte, os jogos de blockchain estão realmente começando a se recuperar.

Vamos dar uma olhada em alguns desses jogos e outros no espaço do blockchain em um futuro próximo!

LEIA MAIS

Você pode gostar...