Gigantes do transporte marítimo se unem ao Porto de Roterdã em programa piloto baseado em blockchain
O porto de Roterdã, juntamente com os gigantes globais de remessas, lançam um piloto de plataforma baseado em blockchain para melhorar a segurança e a eficiência do manuseio de contêineres
O porto de Roterdã, na Holanda, lançou um piloto baseado em blockchain com algumas das principais empresas de transporte do mundo para melhorar a segurança e a eficiência de milhões de contêineres que são descarregados no porto todos os anos, de acordo com um comunicado do porto em julho 9
O novo aplicativo, baseado em blockchain substitui o código PIN tradicional por um sinal digital.
De acordo com o comunicado, o sistema atual de código PIN requer processamento manual, que é mais suscetível a erros e atrasos. Assim, a nova solução digital seria menos vulnerável a fraudes e tornará o manuseio de contêineres mais eficiente e seguro.
Grandes gigantes do setor de transporte como CMA-CGM, Hapag-Lloyd, MSC, ONE-Line, Hutchison Ports ECT Rotterdam, Rotterdam Fruit Wharf, Milestone Fresh, VTO e Portmade farão parceria com o desenvolvedor de aplicativos T-Mining em um piloto de três meses .
Emile Hoogsteden, Diretor de Comércio da Autoridade do Porto de Roterdã, acrescentou que:
“Durante esse projeto, os diferentes participantes usarão um aplicativo blockchain que lhes permitirá organizar com segurança e eficiência o procedimento de liberação seguido pelas várias partes da cadeia”.
Tokenizar o PIN de envio tradicional
Durante o projeto piloto, os direitos de retirada para a importação de contêineres serão apresentados como um token digital baseado em blockchain em vez de um código PIN, diz o Porto.
O token é um tipo de bastão digital que passa de uma parte para a outra. A tecnologia Blockchain impede que a autorização emitida por uma empresa de transporte seja roubada ou copiada ao longo do caminho.
O operador do terminal pode então ter certeza de que o contêiner foi liberado para o driver correto através do token exclusivo. O token também é confidencial, protegendo os detalhes da cadeia e impedindo que as relações comerciais sejam expostas durante o processo.
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