Porcentagem de transações de Bitcoin feitas na SegWit superam 50%
A porcentagem de transações de Bitcoin feitas com atualização Segregation Witness atingiu um nível histórico de 50,5%.
A porcentagem de transações de Bitcoin (BTC) feitas com a atualização Segregated Witness (SegWit) chegou a 50,5%, sua máxima histórica, segundo estatísticas do transactionfee.info.
Solução SegWit para transações de Bitcoin
O SegWit é uma atualização proposta para a Bitcoin Core, projetada para reduzir o tempo de processamento e espera. Originalmente, a atualização visava solucionar a maleabilidade das transações, ponto fraco bem conhecido no software de Bitcoin. Porém, a SegWit também oferece uma série de outras vantagen, e mudou da correção da maleabilidade das transações para a solução do problema de dimensionamento da Bitcoin.
Ao explicar a métrica usada, o transactionfee.info destaca que uma transação de Bitcoin pode ter diversas saídas e, portanto, pode transferir fundos para vários destinatários. A métrica de pagamentos conta o número de saídas de uma transação e subtrai uma, enquanto uma transação que é feita com uma ou mais saídas da SegWit é considerada uma transação da SegWit.
Porcentagem de pagamentos de Bitcoin feitos com SegWit. Fonte: transactionfee.info
Tendência histórica de transações com Bitcoin
Como publicado anteriormente, as taxas médias de transações com Bitcoin aumentaram quase 200% em abril em comparação a março. O volume de transações na cadeia aumentou 43% em abril e resultou em blocos completos, enquanto a SegWit alcançou 40% do total de transações por bloco, e os blocos excederam regularmente o limite de um megabyte. O uso médio da SegWit foi de 26% em 2018.
Ainda em fevereiro, quando os volumes de transação de Bitcoin subiram a níveis não vistos desde janeiro de 2018, depois da máxima de US$ 20.000 no preço do Bitcoi, Jameson Lopp, CTO da Casa, empresa de sistemas de segurança de chaves pessoais de Bitcoin, disse:
“Menor demanda por transações, algoritmos aprimorados de estimativa de taxas, adoção da SegWit e lote de transações resultaram em um uso mais eficiente do espaço em bloco e menos contenção para esse recurso escasso.”
Neste meio de ano, a versão 0.16.1 da Bitcoin Core foi lançada, uma nova versão principal, incluindo “novos recursos, várias correções de bugs e melhorias de desempenho, além de traduções atualizadas”.