Senadores dos EUA pressionam Facebook para ‘descontinuar imediatamente’ projeto da carteira Novi
Carteira de criptomoedas do Facebook é derrubada por senadores do comitê bancário poucas horas depois de lançar um projeto piloto.
Cinco senadores pediram o fechamento imediato da nova carteira de criptomoedas do Facebook poucas horas depois de ter sido lançada em uma parceria com a Coinbase.
A senadora Elizabeth Warren, cética quando às criptomoedas, foi uma das cinco que incentivou o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, a “interromper imediatamente” o projeto. Em uma carta enviada a Zuckerberg na terça-feira, os cinco senadores escreveram:
“Dada a extensão dos escândalos que cercam sua empresa, escrevemos para expressar nossa mais forte oposição ao esforço reavivado do Facebook para lançar uma criptomoeda e carteira digital, agora com as marcas‘ Diem ’e‘ Novi ’, respectivamente.”
Diem é o ambicioso projeto stablecoin do Facebook, anteriormente conhecido como Libra, que tem sido objeto de grande escrutínio e bloqueios regulatórios por anos, resultando na retirada de vários parceiros importantes do empreendimento. Novi é a carteira digital da empresa, projetada para conter o token Diem e outras stablecoins.
A Novi lançou um projeto piloto nos Estados Unidos e Guatemala na terça-feira em parceria com a Coinbase, que fornecerá serviços de custódia de criptomoedas. O projeto permitiria que os usuários adquiram, enviem e recebam Pax Dollars (USDP) por meio de sua conta Novi.
Na quarta-feira, o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, parabenizou David Marcus, co-criador e membro do conselho da Diem, acrescentando: “É preciso muita perseverança para ignorar os odiadores e navegar”.
O tiro na proa veio do escritório do senador Brian Schatz e foi co-assinado por Tina Smith, Richard Blumenthal, o presidente do comitê bancário Sherrod Brown e a senadora Warren.
Eles afirmaram que o Facebook repetidamente tomou decisões de negócios conscientes para continuar com “ações que prejudicaram seus usuários e a sociedade em geral”, acrescentando:
“Não se pode confiar no Facebook para gerenciar um sistema de pagamento ou moeda digital quando sua capacidade existente de gerenciar riscos e manter os consumidores seguros se mostrou totalmente insuficiente.”
Em uma carta da empresa anunciando o projeto, Marcus afirmou: “Pretendemos migrar o Novi para a rede de pagamento Diem assim que receber a aprovação regulatória”.
A empresa tem ambições muito mais elevadas do que apenas uma carteira de criptomoedas e uma moeda estável no espaço digital. No domingo, o Facebook revelou planos de criar 10.000 empregos altamente qualificados na União Europeia nos próximos cinco anos para construir seu próprio metaverso.
LEIA MAIS: