Senadora e crítica cripto Elizabeth Warren entra na corrida presidencial dos EUA em 2020
A senadora norte-americana Elizabeth Warren, também conhecida por suas críticas às criptomoedas, saltou para a disputa presidencial de 2020.
A senadora dos Estados Unidos e crítica dos criptos, Elizabeth Warren, anunciou sua candidatura para presidente em 2020, informou o New York Times em 31 de dezembro. Após seu anúncio, a senadora fez planos para visitar o estado de Iowa, que abriga as primeiras prévias presidenciais em Washington em fevereiro de 2020.
Warren é a senadora sênior de Massachusetts e ocupa o cargo no Senado desde 2013. A senadora é conhecida por suas críticas às criptomoedas, tendo repetidamente expressado preocupações de que os consumidores de criptomoeda poderiam ser prejudicados pelas ofertas iniciais fraudulentas (ICOs) ao declarar que cripto é “fácil de roubar”.
Falando em uma audiência do Comitê Bancário do Senado em outubro, Warren afirmou que “o desafio é como cultivar aspectos produtivos da criptomoeda com a proteção dos consumidores”. A senadora também destacou que os consumidores americanos estão sendo vítimas de golpistas de criptomoedas,e reiterou sua posição crítica em novembro, afirmando:
“São famílias americanas que acabam pagando o preço quando qualquer regulador diz que estamos mais interessados em Wall Street. O que eu acho é que precisamos de um [Federal Reserve] empenhado em observar onde o risco se acumula no sistema. Esse é o trabalho do Fed – esse não é o trabalho das famílias americanas.”
A regulamentação do espaço de criptomoeda é motivo de grande preocupação para os agentes da indústria. Hoje, o investidor de capital de risco Fred Wilson escreveu em um post no blog que está especialmente preocupado com as “ações trazidas por reguladores mal orientados que vão mirar em projetos de alta qualidade e prejudicá-los”.
Wilson também sugeriu que Donald Trump seja destituído e removido da Casa Branca até o final de 2019, após um relatório a ser emitido por Robert Mueller que descreve uma suposta história de atividades ilegais do presidente e sua campanha eleitoral.
Em 6 de dezembro, os representantes dos EUA, Darren Soto e Ted Budd, apresentaram dois projetos de lei que visam evitar manipulação de preços de criptomoedas e otimizar a estrutura regulatória. O primeiro projeto de lei delineia possíveis cenários de manipulação de preços em mercados cripto e avança remédios, enquanto o segundo pede por um estudo comparativo de arranjos regulatórios em outras jurisdições nacionais.
Em novembro, o estado de Ohio começou a aceitar a criptomoeda como uma opção de pagamento para pagar impostos. As empresas poderão pagar 23 impostos diferentes usando o BTC através de um portal on-line que foi criado pelo escritório do Tesouro estadual. Do jeito que está, os indivíduos não poderão usar o serviço para pagar impostos privados.
Outros estados dos EUA tentaram aprovar leis que permitiriam o pagamento de impostos usando criptomoeda. No entanto, essas contas foram interrompidas por legisladores estaduais.