Senadora Warren clama secretária do Tesouro dos EUA ,Yellen, a combater as crescentes ameaças cripto

Elizabeth Warren descreveu suas preocupações com o mercado de criptomoedas em uma carta endereçada a Janet Yellen, obtida pela CNBC.

A senadora Elizabeth Warren, uma democrata de Massachusetts, pediu à secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, e outros reguladores para desenvolver uma estrutura “abrangente e coordenada” para lidar com os riscos no mercado de criptomoedas.

Em uma carta endereçada a Yellen, a senadora democrata disse que o Conselho de Supervisão da Estabilidade Financeira, também conhecido como FSOC, “deve agir rapidamente para usar sua autoridade estatutária para lidar com os riscos das criptomoedas e regular o mercado para garantir a segurança e estabilidade dos consumidores e nossos sistema financeiro.” Ela continuou:

“À medida que a demanda por criptomoedas continua a crescer e esses ativos se tornam mais integrados em nosso sistema financeiro, os consumidores, o meio ambiente e nosso sistema financeiro estão sob ameaças crescentes.”

Na opinião de Warren, um mercado de criptomoedas sub-regulado representa um risco significativo para fundos de hedge e bancos. Ela também citou preocupações sobre o uso de criptomoeda em ataques cibernéticos e a ameaça representada por stablecoins.

Relacionado: Senadora Warren questiona presidente da SEC sobre falta de proteção ao investidor de criptomoedas

No Senado dos Estados Unidos, Warren emergiu como um das maiores detratores de criptomoedas. Em junho, ela descreveu ativos digitais como Dogecoin (DOGE) como uma “alternativa de quarta taxa à moeda real” e pediu ao Comitê Bancário do Senado que considerasse a redação de regulamentações mais rígidas.

As chamadas para regular as criptomoedas aumentaram nos últimos meses devido ao aparente aumento de ataques de cripto ransomware e ao alegado impacto ambiental da mineração de Bitcoin (BTC). Como relatado pelo Cointelegraph, a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) propôs trabalhar com o Congresso para estabelecer uma regulamentação mais abrangente sobre criptomoedas. Gary Gensler, o recém-nomeado presidente do regulador de valores mobiliários, disse a um subcomitê do Congresso em março que sua agência gasta apenas US$ 325 milhões anualmente em pesquisas de tecnologia de blockchain.

Relacionado: Países que representam mais de 90% do PIB global estão explorando CBDCs

Apesar de suas críticas aos criptoativos em geral, Warren parece estar muito mais aberta à ideia de uma moeda digital de banco central, ou CBDC. O Federal Reserve está pesquisando o desenvolvimento de CBDC, mas não fez planos definitivos para seguir em frente. No que diz respeito aos principais bancos centrais, o Fed está considerado bem atrás da curva de adoção com relação às CBDCs.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...