Semelhanças entre Litecoin e Dogecoin, segundo Binance Research
Segundo um estudo realizado pela Binance Research, há uma série de fatores em comum entre a Litecoin (LTC) e Dogecoin (DOGE). Certamente esse debate chega em um momento decisivo, onde mineradores estão com medo da baixa lucratividade.
De acordo com Charlie Lee, fundador da LTC, o halving que acontecerá nos próximos dias da Litecoin será um “choque”. Isso porque, por alguns dias a rede poderá não dar lucros aos mineradores. Entretanto, o conceito de “mineração combinada” tem surgido, podendo ser uma luz no fim desse túnel.
Semelhanças entre Litecoin e Dogecoin poderão ser importantes, segundo Binance Research
A mineração de criptomoedas é uma parte importante na segurança das redes. A isso é atribuído o nome de consenso de rede, que no caso da Litecoin e Dogecoin é o Proof of Work.
Com o halving do Litecoin acontecendo nos próximos dias, a mineração dessa rede poderá ser comprometida. Além disso, vários mineradores que acompanham e apostam suas fichas nessa rede podem ter prejuízos pelo período pós-halving. Entretanto, o conceito de mineração combinada (merged mining) chega para apresentar uma possível solução para esses.
Isso porque, ao invés de desligar as máquinas como sugeriu Charlie Lee, os mineradores poderão minerar moedas diferentes ao mesmo tempo. Certamente, para isso ser possível, as especificações dos projetos devem ser semelhantes. Neste caso, a solução para mineradores de Litecoin poderá ser a mineração de Dogecoin.
A Binance Research publicou em seu Twitter quatro fatores que justificam a mineração combinada entre essas.
- Ambas as redes possuem quase mesma taxa de segurança (420 Doge vs 450 LTC THz/sec);
- A Dogecoin possui tempo de bloco mais rápido (1 min vs 2,5 min);
- Doge possui mais recompensas por bloco que a Litecoin entre 2014 e 2019;
- Finalmente, mineração combinada de Litecoin com Dogecoin provê mais incentivos futuros.
Eficiência de mineração de diferentes blockchains está em jogo
De acordo com a Binance Research, a mineração combinada maximiza os recursos dos mineradores, que são finitos. Além disso, com a técnica, os mineradores maximizam a alocação de seu poder de mineração (hash). Certamente, com a mineração combinada (merged mining), mineradores conseguem melhores receitas.
De acordo com a Binance Academy, o conceito de mineração combinada nasceu ainda em 2011. Tal método poderia até, na teoria, evitar ataques 51% em redes blockchain com pouca segurança.
“Mineração combinada refere-se ao ato de minerar duas ou mais criptomoedas ao mesmo tempo, sem sacrificar o desempenho geral da mineração. Essencialmente, um minerador pode usar seu poder computacional para minerar blocos em várias cadeias simultaneamente através do uso do que é conhecido como Prova de Trabalho Auxiliar (AuxPoW).”
A Binance Research apontou ainda que o coeficiente de correlação para mineração combinada da Litecoin com o Bitcoin (BTC) é baixo. Por isso, a mineração entre Litecoin e Dogecoin poderia ser mais vantajosa para traders.
Saiba mais em Semelhanças entre Litecoin e Dogecoin, segundo Binance Research