Seleção de Portugal ganha fan token em parceria com Chiliz e Socios
A plataforma Socios.com e a Chiliz anunciaram na tarde desta quinta-feira (24) o fan token $POR, da seleção de futebol de Portugal.
O token criado em parecria com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) será cunhado na blockchain Chiliz e lançado nos próximos dias no aplicativo Socios.com nos mesmos moldes de outros fan tokens de futebol, como o do Corinthians anunciado nesta semana, além do token $ARG, da Argentina, o primeiro de uma seleção nacional de futebol.
Proprietários do token $POR terão acesso exclusivo a recompensas VIP e promoções, além de direitos de voto em enquetes e participação em fóruns de bate-papo, jogos e competições na plataforma Socios.com.
Novas formas de interação
Nuno Moura, Chief Marketing Officer da FPF disse que a novidade permitirá “criar novas formas de alcançar apoiadores” e “criar novas oportunidades para envolver os torcedores com a Seleção Portuguesa como nunca antes”.
Já Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz e da Socios.com, declarou:
“Portugal junta-se a um movimento que vai criar uma melhor relação entre os torcedores e as equipes que gostam – uma mudança sem paralelo de torcedores passivos para participantes ativos”, disse
O anúncio vem após a seleção portuguesa confirmar a classificação para as oitavas de final da Eurocopa, que será disputada contra a Bélgica no próximo domingo (27). A expectativa é que um bom desempenho da equipe impulsione a valorização do token, levando em conta que esse tipo de ativo costuma reagir aos resultados dentro de campo.
Chiliz e Socios expandem
A adesão de Portugal faz chegar a 40 o número de organizações esportivas que já selaram parceria com Chiliz e Socios para criação de fan tokens, como FC Barcelona, Paris Saint-Germain, Juventus, AC Milan, Manchester City, Atlético de Madrid, Valencia CF e a Seleção Argentina.
As empresas também produzem tokens para equipes de Fórmula 1, ligas de MMA PFL e UFC, o time New Jersey Devils da liga de hóquei norte-americana NHL, e uma equipe da NASCAR. Recentemente, a franquia de basquete Philadelphia 76ers foi a primeira da NBA a selar uma parceria com a Chiliz, em acordo envolvendo merchandising.
Segundo a Chiliz, o segmento de fan tokens gerou mais de US$ 150 milhões em receitas a serem compartilhadas com os parceiros esportivos em 2021. Em plena expansão, a companhia francesa abriu escritórios em Madrid, Istambul, Buenos Aires e São Paulo.
O artigo Seleção de Portugal ganha fan token em parceria com Chiliz e Socios foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.